A proposta segue para sanção ou veto da prefeita Margarida Salomão (PT). Missa do Impossível volta a ser realizada de forma presencial em 2022 em Juiz de Fora
Reprodução/TV Integração
A Câmara Municipal aprovou na última semana um Projeto de Lei (PL) que declara a Missa do Impossível como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Juiz de Fora. A proposta segue para sanção ou veto da prefeita Margarida Salomão (PT).
De acordo com o autor do projeto, o vereador Marlon Siqueira (PP), o objetivo da medida é reconhecer o evento religioso como tipicamente cultural, como forma de celebração religiosa e das práticas da vida social da cidade.
“A importância de o Município reconhecer esta celebração religiosa como patrimônio cultural pode ser afirmada, visto que tais celebrações fazem parte do processo histórico de formação do Brasil”, destacou.
O vereador ressaltou ainda que é possível reconhecer a dimensão do patrimônio imaterial da Missa do Impossível, pois ela representa uma forma de contribuição dos diferentes grupos sociais formadores da memória, identidades e história do município de Juiz de Fora.
Padre Pierre Alcantarino - Missa do Impossível
Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação
Leia também:
Mais de 100 bens culturais de Juiz de Fora são mapeados pela Funalfa
Missa do Impossível
Iniciada em 2014, a Missa do Impossível é realizada sempre nas noites de terça-feira e reúne milhares de fiéis no pátio da Igreja de São José, na Avenida Sete de Setembro, para escutar o carismático padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, grande responsável pela missa.
Em 2019, cerca de 30 mil pessoas lotaram o campo do Sport Club em uma noite marcada por fortes momentos de oração e testemunhos, com os terços da Batalha e do Impossível, como ocorre na Igreja São José. Esta foi a primeira vez que a celebração foi realizada fora das dependências do templo religioso.
Última Missa do Impossível de 2019 reúne mais de 30 mil fiéis em Juiz de Fora
A 7ª edição da Missa do Impossível ocorreu 2021. Em decorrência do cenário da pandemia da Covid-19, para garantir a segurança dos fiéis, a celebração foi realizada, pelo segundo ano seguido, de forma on-line, sem a participação presencial do público.
Em março de 2022, o g1 mostrou que a Missa do Impossível voltou a ser realizada ao livre no pátio da Matriz São José. A celebração contou com menos pessoas e algumas adaptações para prevenção contra o contágio pelo coronavírus.
Missa do Impossível é realizada ao ar livre em Juiz de Fora
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes