A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comemorou a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de conceder perdão presidencial ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por 10 votos a 1 na última quarta-feira (20).
Pouco tempo após o anúncio da concessão por Bolsonaro, na quinta-feira (21), Zambelli aproveitou o embalo para convocar a militância bolsonarista nas redes sociais para um ato pró-governo com o mote de defesa da democracia, agendado para o dia 1º de maio.
Veja a publicação da parlamentar:
URGENTE!
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) April 21, 2022
Presidente @JairBolsonaro concede GRAÇA a Daniel Silveira!
Art 734. A graça poderá ser provocada por (...) ressalvada entretanto, ao Presidente da República, a faculdade de concedê-la espontaneamente.
No próximo 01 de maio, manifeste-se por democracia e liberdade! ???????? pic.twitter.com/uUJW1xcfsv
Em entrevista à Jovem Pan também na quinta-feira, Zambelli anunciou um projeto de lei que dá anistia a Silveira, condenado a 8 anos e 9 meses por tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e ameaçar integrantes da Corte. O parlamentar ainda vai recorrer da sentença.
A proposta anistia Silveira de todos os crimes imputados a ele pela Corte e devolve seus direitos políticos. Assim, ele poderia concorrer livremente nas eleições deste ano. Até a quinta, 52 deputados bolsonaristas haviam assinado a proposição.
Zambelli também afirmou na entrevista que protocolaria o projeto nesta sexta-feira (22), mas até esta publicação não havia sido protocolado na Câmara.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes