O América visita o Santos neste domingo (24), às 16h, na Vila Belmiro, em Santos-SP, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Sem perder há três jogos, o Coelho quer manter o embalo com Vagner Mancini para subir na tabela.
Após a contratação do técnico,
a equipe marcou oito gols nas três últimas partidas. Empatou em 1 a 1 com o Atlético, no Mineirão, pela Copa Libertadores, venceu o Juventude por 4 a 1, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro, e encaminhou a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao derrotar o CSA por 3 a 0, no Rei Pelé, em Maceió.
Os bons resultados trazem confiança aos jogadores, segundo o lateral-esquerdo João Paulo. Em entrevista coletiva realizada nesse sábado (22), o atleta projetou a partida contra o Santos e afirmou que o time deve manter o estilo de jogo independentemente do adversário.
"Nós não podemos fugir das nossas características, daquilo que temos encontrado como padrão de jogo. Creio que o Mancini tenha trabalhado em cima de melhoria da equipe, para que possamos continuar crescendo e evoluindo. Lógico, você tem dois jogos com vitórias e resultados expressivos, como foram os dois últimos, a confiança cresce, mas também temos que estar apegado aos detalhes para que não possamos sofrer", afirmou.
O experiente lateral de 35 anos deve ser titular contra o Peixe, visto que Marlon sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito e está em tratamento. Outros desfalques do Coelho são o zagueiro Iago Maidana e o volante Lucas Kal, com dores nos tornozelos esquerdo e direito, respectivamente.
Os atacantes Wellington Paulista e Aloísio seguem fora. O primeiro continua se recuperando de lesão muscular na panturrilha direita, enquanto o segundo trabalha para retomar a forma física após longo tempo de inatividade.
A novidade fica por conta do zagueiro/lateral-esquerdo Danilo Avelar.
Ele foi relacionado pela primeira vez desde que chegou ao clube, há duas semanas, mas deve ficar no banco de reservas.
Dessa forma, a escalação do América deve ser a mesma da vitória sobre o CSA. O Coelho ocupa a nona colocação na tabela do Brasileiro, com três pontos conquistados.
Retrospecto recente do Peixe
O Santos, por sua vez, vem de derrota na Copa do Brasil. O Peixe perdeu para o Coritiba por 1 a 0 na quarta-feira (20), no estádio Couto Pereira, pelo jogo de ida da terceira fase.
A derrota em Curitiba não equivale ao desempenho dos paulistas em casa. Contra o América, a equipe busca a quarta vitória consecutiva na Vila Belmiro.
Sob seus domínios, o Santos venceu o Água Santa por 3 a 2, ainda pelo Campeonato Paulista, a Universidad Católica pelo mesmo placar na Copa Sul-Americana, e o Coritiba por 2 a 1, na segunda rodada do Brasileiro.
As estatísticas, no entanto, não são totalmente a favor do Peixe. Nos últimos cinco anos,
o América saiu vitorioso em todas as quatro vezes que os times se enfrentaram.
A última derrota do Coelho para os santistas ocorreu em dezembro de 2016, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Ricardo Oliveira, os paulistas venceram o duelo na Vila Belmiro por 1 a 0.
O desempenho do time nas outras competições de 2022 também não empolgam. A equipe não passou da fase de grupos no Paulista e, na Sul-Ameiricana, além da vitória sobre a Univesidad Católica, perdeu por 1 a 0 para o Banfield, fora de casa.
Ainda no processo de encontrar um padrão ideal para a equipe e sem desfalques, Fabián Bustos deverá escalar um time semelhante ao que entrou em campo pela Copa do Brasil.
O técnico argentino foi contratado em 25 de fevereiro para substituir Fabio Carille. Sob seu comando, o Santos venceu três de nove jogos, além de três empates e três derrotas. A equipe está na quinta colocação no Brasileiro, com quatro pontos conquistados.
SANTOS X AMÉRICA
Santos João Paulo; Madson, Eduardo Bauermann, Maicon e Lucas Pires; Willian Maranhão, Rodrigo Fernández e Ricardo Goulart; Ângelo, Marcos Leonardo e Léo Baptistão. Técnico: Fabián Bustos
América Jailson; Patric, Conti, Éder e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Everaldo, Felipe Azevedo e Paulinho Boia. Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Data e horário: 24 de abril de 2022 (domingo), às 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Bruno Raphael Pires (FIFA-GO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Transmissão: Premiere