A vacinação contra o Sarampo será realizada até 3 de junho e a da influenza vai até o dia 6 de junho. Veja o calendário. Vacina contra o sarampo
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), continua nesta segunda-feira (25) com a campanha de vacinação contra o sarampo, que é focada nos trabalhadores da área da saúde, e da influenza que é para público de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde de 18 anos ou mais.
A vacinação contra o sarampo segue até 3 de Junho e a da influenza vai até o dia 6 de junho.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação acontece ao mesmo tempo que a Campanha contra a Influenza em todas as Unidades Básicas (UBSs) do Município, de segunda a sexta, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h.
Foi definido pelo Executivo um cronograma onde o público alvo será atendido por idade. Nesta terceira semana, de 25 a 29 de abril, serão imunizados os Trabalhadores de Saúde, com 18 anos ou mais. O calendário completo pode ser conferido abaixo na reportagem.
Para se imunizar, o trabalhador da Saúde deve levar um documento original com foto, declaração de vínculo ou contracheque, carteira de trabalho que comprove o vínculo com instituição de saúde; se autônomo, declaração de próprio punho e registro no Conselho de classe; se cuidador, declaração de próprio punho e declaração do empregador.
A vacina é contraindicada em registro de imunodeficiências congênitas ou adquiridas, clínica ou laboratorial grave, infecção pelo HIV em pessoas com taxas de células do sistema imunológico menor que 15%, gestantes e pessoas com alergia grave aos componentes da fórmula.
Confira o cronograma da Campanha de Vacinação contra o Sarampo:
25/04 a 29/04 - Trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais
30/04 (Dia D) - Todos os Trabalhadores de Saúde
Locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS): de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, de segunda a sexta.
Influenza
A Vacinação contra a Influenza foi dividida em duas fases, a imunização passa a atender, a partir da segunda-feira, ao público de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde de 18 anos ou mais.
A imunização segue até 6 de junho. Nesta primeira fase, que vai até o dia 30 de Abril, o público alvo são os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da área da saúde.
A vacinação contra o vírus da gripe possibilita a prevenção e o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Foi definido pelo Executivo um cronograma onde o público alvo será atendido por idade. Nesta terceira semana, de 25 a 29 de Abril, serão imunizados os idosos de 60 anos ou mais e os Trabalhadores de Saúde, com 18 anos ou mais.
A aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. O Serviço Saúde do Idoso (Sasi), exclusivamente para a população da terceira idade, também aplica os imunizantes, de 8h às 16h, sem intervalo para almoço.
Segundo a Secretaria de Saúde, o dia D da Vacinação, voltado para todos os idosos e trabalhadores de Saúde, sem distinção de idade, acontece no dia 30 de abril.
A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.
Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). Para se imunizar, o trabalhador da Saúde deve-se observar os mesmos critérios descritos acima na vacinação do Sarampo.
O Executivo reforça que a vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
As pessoas que se imunizaram contra a Influenza em 2021, independentemente do mês, devem se vacinar na campanha de 2022 assim que fizerem parte do público alvo.
Confira o cronograma da Campanha de Vacinação contra a Influenza:
25/04 a 29/04 - Idosos 60 anos ou mais e Trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais
30/04 (Dia D) - Todos os idosos e Trabalhadores de Saúde
Locais:
Unidades Básicas de Saúde (UBS): de 8h às 10h30 e de 13h às 16h de segunda a sexta
Serviço de Atenção à Saúde do Idoso (Sasi) - Rua Batista de Oliveira, n° 943 - Centro - Exclusivo para os idosos: de 8h às 16h de segunda a sexta
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes