Medida é uma resposta a uma ação similar adotada por membros da União Europeia, que acusaram muitos dos diplomatas russos de espionagem O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou nesta segunda-feira (25) que expulsará 40 funcionários de consulados da Alemanha no país. A medida é uma resposta a uma ação similar adotada por membros da União Europeia (UE).
A diplomacia russa convocou Andreas von Geyr, embaixador alemão em Moscou, para questioná-lo sobre a expulsão de 40 diplomatas russos da Alemanha e anunciar que adotaria medidas recíprocas contra o que chamou de decisão "abertamente hostil".
Leia mais:
EUA querem ver a Rússia "enfraquecida", diz secretário de Defesa
Putin reconhece "pressão sem precedentes" das sanções, mas diz que economia russa vai suportar
Joe Biden nomeia nova embaixadora dos EUA na Ucrânia
Putin desiste de tentar acordo e quer agora tomar território
A Alemanha e outros países da UE expulsaram recentemente dezenas de diplomatas russos, muitos deles acusados de espionagem. Este foi o maior movimento do tipo desde a Guerra Fria.
A Rússia também chamou de "absolutamente falsas" e "inaceitáveis" as declarações da ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, de que os diplomatas russos estariam trabalhando contra a liberdade e a coesão da sociedade alemã.
Vista de Moscou, na Rússia
Pixabay