Atualmente, ocorre o processo de aferição dos equipamentos pelo Instituto de Meteorologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem-MG); veja a lista de radares na cidade. Avenida Rio Branco em Juiz de Fora é um dos pontos onde terão radares em funcionamento
Prefeitura/Divulgação
A Prefeitura de Juiz de Fora informou nesta sexta-feira (29) que em breve os equipamentos de fiscalização eletrônica irão começar a funcionar. Atualmente, ocorre o processo de aferição dos 34 novos radares adquiridos pelo Executivo, realizado pelo Instituto de Meteorologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem-MG).
Leia também:
Processo de aferição e instalação de radares prossegue em Juiz de Fora
Aferição de radares em Juiz de Fora é iniciada, mas equipamentos seguem sem funcionar
Quase da metade dos radares estão sem funcionar em Juiz de Fora
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, "os equipamentos são necessários para garantir um trânsito seguro e o direito à vida, reduzindo o número de vítimas em virtude de acidentes".
Radares em Juiz de Fora
Radar Juiz de Fora; foto de arquivo
Reprodução/TV Integração
O gerenciamento dos radares é feito pela Mobilidade, Iluminação e Tecnologia (Mobit). O contrato com a empresa foi assinado no dia 5 de novembro de 2021 e o processo licitatório realizado no ano de 2018.
De acordo com a Prefeitura, entre os antigos e novos radares, instalados nas vias com maiores índices de acidentes, a cidade terá um total de 54 pontos de fiscalização.
Os equipamentos registram:
o excesso de velocidade nas vias;
os avanços de sinais;
a parada sobre faixa de pedestres;
a circulação em faixa exclusiva de ônibus urbano e táxi.
A sinalização horizontal e vertical já foi instalada, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em todos os pontos e, agora, os equipamentos estão em fase final de aferição e validação pelo Ipem-MG.
Uma avaliação experimental dos radares poderá ser feita pela população, que poderá protocolar sugestões para melhoria da fiscalização eletrônica pela plataforma Prefeitura Ágil.
Pontos na cidade
Registrador de excesso de velocidade - fixo
Registrador eletrônico de avanço de semáforo, de parada sobre faixa de pedestres e velocidade
Na pista exclusiva de ônibus na Avenida Rio Branco com a Rua Benjamin Constant a velocidade máxima é de 40 km/h.
Registrador eletrônico de trânsito proibido em faixa exclusiva ou em locais com algum tipo de restrição
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes