Elisa Araújo, do Solidariedade, e Margarida Salomão, do PT, serão as primeiras mulheres a comandar as prefeituras de Uberaba e Juiz de Fora. Marília Campos, do PT, foi eleita para comandar a prefeitura de Contagem pela terceira vez. Elisa Araújo, do Solidariedade, Marília Campos, do PT e Margarida Salomão, do PT, são eleitas prefeitas de Uberaba, Contagem e Juiz de Fora.
Reprodução
As três mulheres que concorreram às prefeituras de Minas Gerais, no 2º turno, foram eleitas neste domingo (29). Elisa Araújo (Solidariedade), Marília Campos (PT) e Margarida Salomão (PT) vão comandar as cidades de Uberaba, Contagem e Juiz de Fora, respectivamente, durante os próximos quatro anos.
Contagem
Em Contagem, Marília Campos (PT) foi eleita com 51,35% dos votos válidos. O adversário Felipe Saliba (PRTB) teve 48,65% dos votos. A eleição em Contagem teve 22,94% de abstenção, 3,94% votos brancos e 8,73% votos nulos.
Marília Campos vence as eleições pela Prefeitura de Contagem
Reprodução/TV Globo
A apuração foi apertada. Os candidatos se revezaram na liderança mais de quatros vezes. Com as 97% das urnas apuradas, a diferença chegou a apenas quatro votos. Ao final da apuração, Marília teve 147.768 votos e Saliba teve 139.987 votos.
"É pensar pra frente agora, sabe. Acho que agora é descer do palanque e governar com todos para todos. Não existiu divisão, existiu posicionamento da cidade, agora é trabalhar pela unidade", disse a candidata após o resultado das eleições.
Marília Campos tem 59 anos, é casada, tem superior completo e atualmente é deputada estadual. Ela já foi prefeita de Contagem por dois mandatos entre 2005 e 2012. Já Elisa Araújo (Solidariedade) e Margarida Salomão (PT) serão as primeiras mulheres a comandar as prefeituras de Uberaba e Juiz de Fora.
Uberaba
Elisa Araújo foi eleita prefeita de Uberaba
Mariana Dias/G1
Elisa Araújo (Solidariedade) teve 85.990 votos, representando 57,36%. A candidata derrotou Tony Carlos (PTB), com 42,64% dos 63.932 votos. Ao todo, foram 149.922 votos válidos. Destes, 3.473 foram em branco, 8.472 nulos e 63.545 abstenções.
Além de ser a primeira mulher eleita como chefe do Executivo na história de Uberaba. esta também será a primeira vez que Elisa ocupará um cargo público.
"Sinto uma honra representar as mulheres, ser a primeira prefeita. É muita emoção. Estou muito feliz e lutei muito para isso. Estamos colhendo os frutos que plantamos com tanta dedicação. Nossa equipe era pequena, mas muito dedicada e nós trabalhamos muito. É só o resultado de muito trabalho", disse Elisa emocionada.
Natural de Brasília (DF), Elisa Araújo tem 38 anos, é formada em Arquitetura e Urbanismo e especialista em gestão de negócios. Atua no setor industrial e foi a primeira mulher a assumir a presidência da Federação Industrial do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande.
Juiz de Fora
Margarida Salomão durante entrevista coletiva após a vitória em Juiz de Fora
Caroline Delgado/G1
Margarida Salomão (PT) derrotou nas urnas Wilson Rezato (PSB). Ao fim da apuração, Margarida teve 144.529 votos (54,98%), ante 118.349 votos para Wilson, que representa 45,02%. A eleição em Juiz de Fora teve 119.497 abstenções, 7.992 votos brancos e 19.972 votos nulos.
Esta é a quarta vez que Margarida (PT) disputa o cargo de chefe do Executivo. Em todas as eleições, a deputada chegou ao segundo turno. No último pleito, ela teve 42,13% dos votos válidos, em disputa com o ex-prefeito Bruno Siqueira (MDB).
Margarida Salomão tem 70 anos e nasceu em Juiz de Fora. É professora universitária, formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.
Foi reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006. Na carreira política, foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre os anos 1983 e 1988. É deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) desde janeiro de 2013, sendo reeleita em 2018 com 89.378 votos.