Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Agenda do dia: "Super Quarta" traz decisões do Fed e do Copom e dados dos EUA em destaque



Confira o que você precisa saber e acompanhar nesta quarta-feira A agenda desta quarta-feira (04) traz como destaque decisões importantes de política monetária, que devem dar base a movimentos dos mercados à frente. A “Super Quarta” traz, às 15h, a decisão do Federal Reserve (Fed), que deve acelerar o ritmo de elevação dos juros para 0,5 ponto percentual e levar as taxas para o intervalo entre 0,75% e 1%. Além disso, à noite, após às 18h30, é esperada a divulgação do comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, que deve elevar a Selic em 1 ponto percentual, para 12,75%.

Cabe apontar, ainda, que a agenda de indicadores nos Estados Unidos contém dados importantes a serem divulgados pela manhã. O relatório de empregos no setor privado referente a abril, da ADP, abre o dia, seguido do índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços e do índice de atividade de serviços do ISM. Confira, abaixo, os principais destaques da agenda desta quarta-feira:

S&P Global informa PMI de serviços e composto do Brasil de abril

A S&P Global informa, às 10h, o Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços e composto do Brasil de abril. O PMI do setor de serviços brasileiro subiu de 54,7 em fevereiro para 58,1 em março, na série com ajuste sazonal. O índice consolidado subiu de 53,5 em fevereiro para 56,6 em março.

Copom anuncia decisão de taxa Selic

O Comitê de Política Monetária anuncia, a partir das 18h30, a decisão sobre a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, atualmente em 11,75% ao ano, a ser praticada até 15 de junho. Em levantamento realizado pelo Valor com 99 instituições financeiras e consultorias, todas esperam alta de 1 ponto percentual (para 12,75%).

Jorge William/Agência O Globo

ADP informa pesquisa de empregos privados dos EUA em abril

A ADP informa, às 9h15 (de Brasília), sua pesquisa de criação de empregos no setor privado dos EUA de abril. A leitura anterior foi de abertura de 455 mil vagas de trabalho. A expectativa é de criação de 395 mil vagas.

EUA apresentam balança comercial de março

O Departamento do Comércio dos EUA apresenta, às 9h30 (de Brasília), os dados da balança comercial de março. A leitura anterior foi de déficit de US$ 89,2 bilhões e a expectativa é de déficit de US$ 107 bilhões.

S&P Global apresenta PMIs dos EUA de abril

A S&P Global apresenta, às 10h45 (de Brasília), os índices de gerentes de compras (PMI) de serviços e composto dos EUA de abril. As leituras anteriores foram 58 (serviços) e 57,7 (composto). As expectativas de consenso são 54,7 e 55,1, respectivamente.

ISM publica atividade de serviços dos EUA de abril

O Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) publica, às 11h (de Brasília), o índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços dos EUA de abril. A leitura anterior foi de 58,3, com estimativa a 58,5.

DoE expõe estoques de petróleo nos EUA na semana

O Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos EUA expõe, às 11h30 (de Brasília), os estoques semanais de petróleo e derivados nos EUA na semana até 29 de abril. Na semana anterior, os estoques de petróleo bruto aumentaram em 692 mil barris e os de gasolina diminuíram em 1,573 milhão de litros.

Fomc divulga decisão de política monetária

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed) divulga, às 15h (de Brasília), sua decisão de política monetária. A taxa básica de juros está entre 0,25% e 0,5% e a expectativa é de alta de 0,5 ponto percentual, para o intervalo entre 0,75% e 1%. Às 15h30, o presidente do Fed, Jerome Powell, concede entrevista coletiva para comentar a decisão.

Caixin informa PMI de serviços e composto da China de abril

O grupo de mídia Caixin e a S&P Global informam, às 22h45 (de Brasília), o índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços e composto da China de abril. A leitura anterior foi de 42 (serviços) e 43,9 (composto). Expectativas de 42,1 (serviços) e 43,8 (composto).

Bolsonaro faz entregas do programa Renda e Oportunidade

O presidente Jair Bolsonaro despacha, às 10h30, com o embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores, e, às 15h, com Pedro Cesar Sousa, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência. Às 17h, participa de cerimônia de novas entregas do programa Renda e Oportunidade.

Senado vota projeto que reduz pena para crimes sobre consumo

O Plenário do Senado aprecia, em sessão a partir das 16h, o projeto de lei (PL) 316/21, que reduz a pena prevista para crimes contra as relações de consumo, como a venda de produtos em condições impróprias, a indução do consumidor a erro por divulgação publicitária, a venda casada e o favorecimento de clientes em detrimento de outros. Também, na pauta o PLP 275/2019, que declara a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas como "de relevante interesse público da União", prevendo indenização para as comunidades indígenas afetadas. Também está prevista a leitura do relatório do senador Roberto Rocha (PTB-MA) à Medida Provisória (MP) 1.076/2021, que institui o benefício extraordinário destinado às famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.

CCJ do Senado vota elevação de idade máxima para ingresso em cortes superiores

A Comissão de Consatituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado analisa, a partir de 10h, a PEC 32/21, que eleva para 70 anos a idade máxima para a escolha e nomeação de membros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais, do Tribunal Superior do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho, do Tribunal de Contas da União e dos ministros civis do Superior Tribunal Militar.

Câmara vota medidas provisórias

O Plenário da Câmara dos Deputados reúne-se às 13h55 e vota as medidas provisórias (MP) 1.079/21 - que prorroga prazos de isenção, de redução a zero de alíquotas ou de suspensão de tributos em regimes especiais de drawback -, a 1.080/21 - que institui o Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades fim da Polícia Federal (Funapol) -, a 1.085/21 - que dispõe sobre o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp); a 1.090/21 - que estabelece os requisitos e as condições para realização das transações resolutivas de litígio relativas à cobrança de créditos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) -, a 1.093/21 - que dispõe sobre a divulgação do resultado financeiro do Regime Geral de Previdência Social -, a 1.094/21 - que reduz a alíquota do imposto sobre a renda incidente sobre operações de câmbio, registro de capitais estrangeiros, o pagamento em lojas francas localizadas em zona primária de porto ou aeroporto, entre outras elencadas na Lei 11.371/2006 -, a 1.095/21 - que revoga dispositivos de leis que tratam de PIS/Pasep e Cofins sobre a nafta e a outros produtos destinados a centrais petroquímicas - e a 1.099/22 - que institui o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário e o Prêmio Portas Abertas.

Grupo da Câmara sobre semipresidencialismo realiza debate

O grupo de trabalho da Câmara sobre o sistema de governo semipresidencialista realiza, às 14h, debates sobre o sistema de governo semipresidencialista, com os membros do Conselho Consultivo do colegiado.

Guedes se reúne com presidentes do BC, do BB e da Caixa

O ministro da Economia, Paulo Guedes, terá, às 11h, reunião virtual com o presidente do Banco Central, Roberto Campos; o ministro da Agricultura, Marcos Montes; a deputada federal Tereza Cristina; o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, e o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago. Às 12h, terá reunião virtual com os presidentes do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, e da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Às 15h, fará reunião virtual com o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt.

Campos Neto participa de segundo dia do Copom e de reunião com ministros

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e diretores participam do segundo dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que determina o rumo da Selic, atualmente em 11,75% ao ano. O encontro será dividido em duas partes, a primeira entre 9h30 e 10h30 para análise de conjuntura, que é uma extensão do primeiro dia, com a presença de chefes de departamento do BC. A segunda começa às 14h30 e se restringe à diretoria colegiada, que apresenta a decisão a partir das 18h30, após o término do encontro. Campos também tem reunião, às 11h, com Paulo Guedes, ministro da Economia; Marcos Montes, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Tereza Cristina Correia da Costa, deputada federal (PP-MS); Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, e Esteves Pedro Colnago, secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, em Brasília, para tratar de assuntos governamentais. O diretor Otavio Damaso (Regulação) também participa.

Montezano reúne-se com executivos da Minerva Foods

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, estará em Brasília em reunião de diretoria do Sistema BNDES por videoconferência às 10h. Às 14h15, terá reunião com a empresa Minerva Foods: Fernando Galletti de Queiroz, CEO, e João Sampaio, diretor de Relações Institucionais.

VALOR

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!