Geral Minas Gerais

Museu de História Natural e Etnologia reabre para visitação em Juiz de Fora; saiba como agendar

Por Redação

04/05/2022 às 15:57:33 - Atualizado há
Entre os objetos e animais expostos estão utensílios indígenas, animais empalhados, réplica de crânio de dinossauro e outros. Museu de História Natural e Etnologia de Juiz de Fora

Reprodução/TV Integração

O Museu de História Natural e Etnologia de Juiz de Fora foi reaberto para visitação. O acervo do museu permite ao visitante acompanhar a evolução do homem e da tecnologia desde o surgimento da espécie.

O prédio onde fica a coleção é da década de 1920 e faz parte do complexo do Colégio Academia. No 1º andar são mais de 400 peças, todas originais, com o intuito de valorizar a cultura indígena e mostrar a realidade dentro das aldeias. Entre elas ferramentas, objetos de caça e utensílios para fazer comida.

A galeria chama atenção dos visitantes. É possível ver máscaras e vestimentas usadas em rituais, celebrações, casamentos, nascimentos e também em funerais.

No local ainda podem ser encontradas molduras que são usadas na cerimônia que marca a puberdade das meninas e dos meninos da aldeia e a diversidade da cultura africana preservada e exposta no museu.

Os trabalhos de manutenção, conservação e restauração das peças é feito com a ajuda de monitores e estagiários que realizam a pesquisa externa.

Já no segundo andar, o museu conta com uma réplica do crânio de um Tiranossauro Rex, que veio da Alemanha em 1998. Mas ainda há outras curiosidades em todos os animais empalhados como lobo guará, bezerro de duas cabeças, bicho preguiça, e tem ainda a parte das aves e dos répteis.

Em uma mesa interativa é possível tocar nas peças, como peles de coelho, de paca, de cobra, entre outras. A exposição ainda conta com diversidade das rochas e minerais, insetos, crustáceos e outros espaços.

As visitações no local ocorrem de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, no Colégio Academia, que fica na Rua Halfeld, nº 1.179. A estadia pode ser individual ou em grupo e as visitas devem ser agendadas previamente pelo telefone (32) 3249-7761.

Museu de História Natural em Juiz de Fora é reaberto para visitação

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira