Marca espanhola ficou conhecida pelos itens improváveis, como sacolas que parecem de supermercado por R$ 11 mil; e botas com manchas de tinta por quase R$ 8 mil. Balenciaga lança tênis com aparência de 'destruído'
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Na segunda-feira (9), a marca espanhola Balenciaga lançou seu "Paris Sneaker", um tênis de aparência toda destruída, suja e rasgada.
O item, cuja versão mais exclusiva pode sair pela bagatela de R$ 10 mil na conversão atual do dólar, causou espanto nas redes sociais. No Twitter, chegou a ser um dos assuntos mais comentados.
Novo tênis da Balenciaga tem aspecto 'destruído'
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Esta não é a primeira vez que a marca mostra suas criações pouco convencionais. Em março, ela já tinha apresentado uma bota de plataforma, feita de nylon, com manchas de tinta. Confira outras peças da marca que já deram o que falar.
Bota com tinta
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No site da marca nos Estados Unidos, o par sai por US$ 1,7 mil (quase R$ 8 mil).
Saco de lixo
Balenciaga
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Em seu último desfile, em Paris, os modelos caminharam dentro de uma redoma, onde encararam vento e simulação de neve, segurando sacolas que remetiam a sacos de lixo. Segundo o estilista da marca, Demna Gvasalia, foi uma crítica à Guerra na Ucrânia, que levou a milhares de pessoas a se refugiarem.
Em entrevista para a Reuters, Demna contou ser um refugiado. Ele fugiu da Geórgia, no início dos anos 90, e passou dois anos na Ucrânia, antes de se estabelecer na Alemanha. A Geórgia enfrentou uma guerra civil após a dissolução da União Soviética em 1991. "
"Aconteceu a mesma coisa no meu país de origem e me tornei um refugiado para sempre", disse na ocasião.
Ainda no quesito acessórios, desde 2017, a Balenciaga coloca no mercado versões de sacolas de compras, dos mais diferentes estilos. Tem aquelas que lembram as reutilizáveis ou até mesmo que os saquinhos plásticos de supermercado e outras que remetem a sacolas de papel de marca.
Balenciaga
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Boa parte delas já está esgotada no site da marca, mas alguns exemplares podem ser encontrados no site da Farfetch, por exemplo, como este abaixo, no valor de R$ 11 mil.
Balenciaga
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Camadas de jaquetas
Balenciaga
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No desfile da temporada de outono/inverno de 2018, a marca apresentou uma jaqueta de parca comprida, com sete camadas de tecidos e estampas diferentes. Na época, foram feitas comparações com o personagem Joey de "Friends", em um episódio em que veste todas as roupas do armário do seu amigo, Chandler, com quem travava uma discussão.
Quando foi apresentado, segundo a revista "Time", o look custava US$ 9 mil, o que daria pouco mais de R$ 46 mil, na conversão atual.
Crocs
Crocs e Balenciaga
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A coleção da Balenciaga em parceria com a Crocs também causou polêmica no ano passado. No site americano da marca, as Crocs Madame, os calçados com salto, aparecem nas cores branca, preta, verde e rosa.
Apesar do visual diferente, a repórter de moda Liana Satenstein escreveu para a revista "Vogue" americana que são calçados confortáveis. Atualmente, eles saem por US$ 625 (algo em torno de R$ 3,2 mil).
Sapatos de dedos separados
Balenciaga
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Em 2020, os sapatos que chamaram atenção foram os da coleção "Balenciaga X Vibram Five Fingers", que marcam a separação entre os dedos. Os itens apareceram como tênis e até botas de salto alto, estas, aprovadas e usadas por Rihanna.
Rihanna e Balenciaga
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As botas ainda podem ser encontradas no site da marca nos Estados Unidos. A versão em couro sai por US$ 1,590 mil (cerca de R$ 8 mil) e de malha reciclada, US$ 1,350 mil (quase R$ 7 mil).
Dad Sneaker
Triple S da Balenciaga
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A Balenciaga foi a responsável por uma tendência, até então improvável, lá em 2017, quando lançou a coleção de tênis "Triple S".
De solado gigante e que lembravam os esportivos dos anos 80 e 90, muito usados pelos pais (e daí o apelido de dad sneaker), os tênis são coloridos, com aspecto sujo e não demoraram para virar piada na internet.
Os primeiros exemplares esgotaram e se tornaram sensação: outras marcas passaram a apostar no modelo, também chamado de "chunky sneaker" ou "ugly sneaker", e ele deixou de ser opção apenas para os pais e avôs, caindo de vez no gosto dos fashionistas.
Kim Kardashian
A empresária e influenciadora Kim Kardashian é o rosto da marca desde o início do ano. No desfile de março, Kim apareceu com fitas amarelas, dessas usadas para isolar lugares, coladas no corpo.
Kim Kardashian chega ao Met Gala 2021
Mike Coppola/Getty Images North America/Getty Images via AFP
Ela já tinha causado impacto no Met Gala 2021, com um look assinado por Demna. Na festa, Kim surgiu inteiramente vestida de preto, cobrindo toda a cabeça e com as botas embutidas. Foi um dos visuais mais comentados daquela noite.