'Chariots of fire', trma de filme sobre corredores olímpicos ganhou Oscar em 1982 e virou trilha de transmissões e eventos como a São Silvestre. Compositor grego morreu aos 79 anos. Cena do filme 'Carruagens de Fogo', de 1981
Divulgação
Era difícil apostar que uma faixa instrumental, que tinha inicialmente só o nome genérico de "Titles", viraria a única música de um artista grego a chegar ao 1º lugar da parada da revista americana "Billboard".
Mais improvável ainda é o fato de que "Chariots of fire", tema do grego Vangelis para o filme "Carruagens de fogo", que levou o Oscar em 1982, seria só o início de uma marca mais durável na cultura popular do mundo: virar sinônimo de competições de corrida.
Vangelis morreu aos 79 anos na terça-feira (17). A causa da morte ainda não foi divulgada.
"Carruagens de fogo", lançado em 1981, conta a história real de dois atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de 1924: um judeu inglês, que teve que superar preconceitos, e um devoto cristão escocês, que corria para honrar a Deus.
O filme ganhou quatro Oscars na cerimônia de 1982: melhor filme, melhor roteiro, melhor figurino e melhor música, com a trilha de Vangelis.
O tema instrumental eletrônico tinha o nome inicial de "Titles", por tocar durante os títulos dos créditos inicial do filme. Quando ele começou a subir nas paradas, passou a ser identificado como "Chariots of fire", mesmo nome do filme em inglês.
Logo nas Olimpíadas seguintes, de 1984, em Los Angeles, a música virou tema da transmissão olímpica da BBC, assim como em 1988, em Seul. Diversas outras emissoras começaram a fazer o mesmo em reportagens e transmissões de corridas.
Os próprios eventos também começaram a usar a música. As Olimpíadas de Atlanta, em 1996, usaram de forma marcante na final masculina da prova dos 100 metros rasos.
Ela também foi usada para receber os atletas no Parque Olímpico de Londres, em 2012, e foi alvo de uma piada na cerimônia de abertura, em que o Mr. Bean, personagem de Rowan Atkinson, tentava tocar a música.
No Brasil, o evento esportivo que usa o tema de "Carruagem de fogo" de forma mais marcante, na chegada dos corredores, é a Corrida de São Silvestre.
Fora da seara esportiva, "Chariots of fire" apreceu em outro momento histórico: na apresentação por Steve Jobs do primeiro Macintosh desenvolvido pela Apple, em 1984.
Além de "Carruagens de fogo", Vangelis escreveu a música de vários filmes, como "Missing - o Desaparecido", dirigido pelo seu compatriota Costa-Gravas, e para o thriller futurista de Ridley Scott, "Blade Runner".