Geral valor

Cidadania declara apoio à candidatura de Simone Tebet à Presidência

Por Redação

24/05/2022 às 20:52:42 - Atualizado há

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, declarou nessa terça-feira (24) apoio do partido à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. A legenda se une ao MDB, que também deu aval às pretensões eleitorais da parlamentar sul-matogrossense, e aguarda a posição do PSDB em relação à aliança em torno da emedebista.

“Simone Tebet terá a oportunidade de liderar um projeto que atraia os setores mais diversos possíveis. E o MDB, uma segunda chance histórica de ser novamente instrumento de unidade e reafirmação da liberdade e do desenvolvimento do país. Com a primordial tarefa de isolar os inimigos da civilização: o fascismo e a barbárie. Essa é a posição da Executiva Nacional do Cidadania, à qual o partido espera que os demais integrantes do centro democrático e todos os que desejam o fim da polarização se associem”, disse Freire, em nota enviada à imprensa após reunião da Executiva Nacional.

Assim como o MDB, o Cidadania também se posicionou para tentar minar as articulações de uma ala do PSDB, encabeçada pelo deputa Aécio Neves (PSDB), para que a sigla busque um novo nome para a disputa nacional após a desistência de João Doria.

“Não estamos em 1964 ou nos tempos da resistência à ditadura militar, mas os tucanos, fundamentais na construção da candidatura única, abrem mão da cabeça de chapa para que o MDB se torne novamente uma grande frente democrática. E retome seu papel histórico”, disse Freire, ignorando as movimentações de Aécio e seus aliados.

O dirigente disse que o centro democrático está aberto ao diálogo “com todas as forças que vejam na polarização um embate que empobrece o país”. “Ninguém está aqui a dizer que uma ditadura como a de 58 anos atrás se avizinha. Mas a destruição de seus pilares está em curso. A história não se repete senão como farsa. Mas é importante conhecê-la”.

Ele também elogiou a decisão de Doria de sair da corrida nacional e classificou o movimento como “gesto de grandeza”. “Ele deixa de sonhar com a presidência para que milhões de brasileiros sonhem com uma candidatura de união, que fure a polarização entre Lula e Bolsonaro”, disse Freire.

Roberto Freire declara apoio do Cidadania à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República

Cristiano Mariz/O Globo
Fonte: VALOR
TAGS Valor
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias