As unidades básicas de saúde são a porta de entrada para os atendimentos oferecidos pelo sistema único de saúde. Nelas, a população tem acesso a consultas, vacinação, testes rápidos, entrega de medicamentos, curativos, atendimento médico e de enfermagem, serviços característicos da atenção primária. Na manhã de hoje, 31 de maio, a Prefeitura entregou à população a unidade de apoio à saúde do Morro São Sebastião após passar por intensa reforma.
O prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita Regina Braga ressaltaram a importância dessas ações de melhoria da infraestrutura, como acontece também no Mota e na casa de apoio em Belo Horizonte, além de agradecer toda a equipe que trabalha, acolhe e atende os moradores do bairro. "Nós estamos aqui celebrando a saúde pública, o SUS. Quero saudar essa equipe tão dedicada pelo trabalho que fazem aqui e é muito bom entregar a unidade, após a reforma feita pela Secretaria de Obras", ressaltou o prefeito.
No local, os mobiliários foram trocados, a estrutura foi integralmente reformada e o telhado passou por manutenção e reparos. As ações ajudam a garantir que os mais de 1300 ouro-pretanos que são atendidos na unidade tenham acesso a um tratamento adequado e acolhedor, além de oferecer aos profissionais da saúde condições dignas de trabalho.
Luís Israel, coordenador da atenção primária, agradeceu ao empenho de todos que colaboram para o fortalecimento do setor, que há anos vinha sendo sucateado. "Uma atenção primária funcionando significa UPA vazia e hospital vazio, então isso quer dizer que os cuidados começam na prevenção".
O secretário municipal de Saúde, Leandro Moreira, lembra que a reforma era uma demanda antiga dos moradores do bairro, e que além da estrutura, a Secretaria está aberta a conversa com a equipe para a melhoria dos atendimentos. "Essa é uma unidade de apoio ao São Cristóvão, e lá as obras iniciam essa semana, é uma parceria que vem dando certo, junto à Secretaria de Obras, e com o objetivo de oferecer um local mais acolhedor e humanizado à população e a equipe".
Na ocasião, os conselheiros de Saúde Geraldo Evangelista Mendes (Santa Rita), Hilton Temóteo e Antônio de Lima Rolim, que nos últimos 20 anos foram defensores da saúde e do SUS, e encerram este ciclo à frente do Conselho Municipal de Saúde, receberam uma homenagem e certificado de honra ao mérito.