Geral BRASIL

Em propaganda eleitoral, Bolsonaro tenta conquistar votos dos jovens

Por Redação

02/06/2022 às 11:55:06 - Atualizado há

As inserções da propaganda partidária do PL, que tentará reeleger o presidente Jair Bolsonaro em outubro, começaram a ser divulgadas na rádio e televisão, em cadeia nacional, nesta quinta-feira (2).

A estratégia central do partido é atrair os votos dos jovens, mulheres, católicos e negros, que, segundo as pesquisas de intenções de voto, são os grupos de eleitores que mais rejeitam Bolsonaro. 

Duas das peças que serão transmitidas nesta quinta evidenciam essa estratégia. A primeira mostra Bolsonaro rodeado de jovens, descontraído, sorridente, tirando selfies, com trilha sonora de um violão.

"Por que que o pai e a mãe muitas vezes era chato? Porque ele fala a verdade para você. E, olha, tem que ser assim. Os teus pais são aqueles que dão a vida de verdade por vocês. Por que não ouvi-los? A família é a base da sociedade. Você vai se orgulhar lá na frente dessas pessoas que te botaram na linha lá atrás. Sem pandemia, sem corrupção, e com Deus no coração, seremos uma grande nação", diz o presidente no vídeo.

Ao final do vídeo, há um texto que diz: "Faça como o presidente Bolsonaro, filie-se ao PL". A gravação foi compartilhada pelo filho primogênito do presidente, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nas redes sociais. Na publicação, Flávio escreveu: "O caráter, a ética, a verdade e a lealdade são alguns dos valores forjados dentro de casa e inegociáveis para Jair Bolsonaro". Veja abaixo:

Um dos levantamentos da pesquisa Datafolha, de fins de março deste ano, revelou que na faixa etária dos 16 (voto facultativo) aos 24 anos, Bolsonaro conta com apenas 22% das intenções de voto, enquanto o principal adversário na disputa à Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 51% das intenções nesse grupo.

Reportagem de O TEMPO mostrou que a inflação, desemprego e falta de investimentos na educação e ciência são algumas das motivações de jovens de 16 a 18 anos para tirar o título de eleitor neste ano. Os entrevistados não estavam nada satisfeitos com o atual governo.

Em outra propaganda eleitoral, o presidente aparece na Capela São Pedro Nolasco, na Vila Planalto (DF), onde conversa com um grupo de mulheres sobre a implementação do Auxílio Brasil. Entre os católicos, Lula é preferido por 65%, enquanto 45% preferem Bolsonaro, segundo a pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (28). 

Entre as mulheres, tanto ricas quanto pobres, a pesquisa mostrou que Lula tem 48% das intenções de voto para o primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

As imagens do segundo vídeo, na capela católica, foram gravadas na quinta-feira (26) da semana passada. Ele também encerra a conversa com o mote: “Sem pandemia, sem corrupção, com Deus no coração. Ninguém segura esta nação”. 

A frase final é inspirada em slogan da ditadura militar que dizia "ninguém segura o Brasil". Todas as peças publicitárias planejadas pelo PL e executadas pelo publicitário do partido, Duda Lima, deverão utilizar esse slogan. 

As peças da campanha do PL serão transmitidas às terças, quintas e sábados, chegando ao máximo de sete inserções por dia, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

Além do PL, também estão previstas para este mês as inserções do PV, Solidariedade, PSD, MDB, Patriota e Cidadania.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O TEMPO
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira