As inserções da propaganda partidária do PL, que tentará reeleger o presidente Jair Bolsonaro em outubro, começaram a ser divulgadas na rádio e televisão, em cadeia nacional, nesta quinta-feira (2).
A estratégia central do partido é atrair os votos dos jovens, mulheres, católicos e negros, que, segundo as pesquisas de intenções de voto, são os grupos de eleitores que mais rejeitam Bolsonaro.
Duas das peças que serão transmitidas nesta quinta evidenciam essa estratégia. A primeira mostra Bolsonaro rodeado de jovens, descontraído, sorridente, tirando selfies, com trilha sonora de um violão.
"Por que que o pai e a mãe muitas vezes era chato? Porque ele fala a verdade para você. E, olha, tem que ser assim. Os teus pais são aqueles que dão a vida de verdade por vocês. Por que não ouvi-los? A família é a base da sociedade. Você vai se orgulhar lá na frente dessas pessoas que te botaram na linha lá atrás. Sem pandemia, sem corrupção, e com Deus no coração, seremos uma grande nação", diz o presidente no vídeo.
Ao final do vídeo, há um texto que diz: "Faça como o presidente Bolsonaro, filie-se ao PL". A gravação foi compartilhada pelo filho primogênito do presidente, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nas redes sociais. Na publicação, Flávio escreveu: "O caráter, a ética, a verdade e a lealdade são alguns dos valores forjados dentro de casa e inegociáveis para Jair Bolsonaro". Veja abaixo:
O caráter, a ética, a verdade e a lealdade são alguns dos valores forjados dentro de casa e inegociáveis para Jair Bolsonaro ???????? pic.twitter.com/ONzP1f8FFw
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) June 2, 2022
Um dos levantamentos da pesquisa Datafolha, de fins de março deste ano, revelou que na faixa etária dos 16 (voto facultativo) aos 24 anos, Bolsonaro conta com apenas 22% das intenções de voto, enquanto o principal adversário na disputa à Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 51% das intenções nesse grupo.
Reportagem de O TEMPO mostrou que a inflação, desemprego e falta de investimentos na educação e ciência são algumas das motivações de jovens de 16 a 18 anos para tirar o título de eleitor neste ano. Os entrevistados não estavam nada satisfeitos com o atual governo.
Em outra propaganda eleitoral, o presidente aparece na Capela São Pedro Nolasco, na Vila Planalto (DF), onde conversa com um grupo de mulheres sobre a implementação do Auxílio Brasil. Entre os católicos, Lula é preferido por 65%, enquanto 45% preferem Bolsonaro, segundo a pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (28).
Entre as mulheres, tanto ricas quanto pobres, a pesquisa mostrou que Lula tem 48% das intenções de voto para o primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.
As imagens do segundo vídeo, na capela católica, foram gravadas na quinta-feira (26) da semana passada. Ele também encerra a conversa com o mote: “Sem pandemia, sem corrupção, com Deus no coração. Ninguém segura esta nação”.
A frase final é inspirada em slogan da ditadura militar que dizia "ninguém segura o Brasil". Todas as peças publicitárias planejadas pelo PL e executadas pelo publicitário do partido, Duda Lima, deverão utilizar esse slogan.
As peças da campanha do PL serão transmitidas às terças, quintas e sábados, chegando ao máximo de sete inserções por dia, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além do PL, também estão previstas para este mês as inserções do PV, Solidariedade, PSD, MDB, Patriota e Cidadania.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.