No entanto, além de substituir o ex-centroavante em diversas ocasiões, Aloísio atuou como ponta e segundo atacante, sendo titular ou entrando no segundo tempo na maioria dos jogos. O Boi Bandido foi um dos poucos jogadores poupados pela torcida tricolor e um ano difícil, com eliminações precoces na Libertadores e no Paulistão, além de 13 rodadas na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Ele terminou o ano com 66 partidas e com o status de artilheiro do time na temporada com 22 gols, ao lado de Luis Fabiano. O bom desempenho dentro de campo também beneficiou o São Paulo fora dele. No final de 2013, Aloísio foi vendido ao Shandong Luneng, da China, por 5 milhões de euros (R$ 16 milhões na cotação da época).
Dono de 50% dos direitos do jogador, o tricolor paulista arrecadou metade do valor. A outra metade foi para o Tombense.
Desde então, Aloísio disputou sete temporadas na China. Além do Shandong Luneng, passou por Guangzhou, Hebei FC e Guangdong South China. Ao todo, foram 79 gols em 178 partidas no continente asiático. Principal reforço do América em 2022, o atacante de 33 anos marcou dois gols em nove jogos com a camisa do Coelho.
Outros reencontros
Mais dois jogadores do América já passaram pelo São Paulo. O volante Lucas Kal e o atacante Henrique Almeida foram revelados pelo clube, mas não tiveram muitas oportunidades no profissional. Dos três citados, apenas Henrique Almeida deverá iniciar o jogo no banco de reservas. O América visitará o São Paulo neste domingo (12), às 16h, no Morumbi, pela 11ª rodada do Brasileiro.Super Esporte