Geral BRASIL

Receita abre consulta ao 2º lote de restituição do imposto de renda nesta quinta

Por Redação

22/06/2022 às 14:02:59 - Atualizado há

A Receita Federal abre, a partir de 10h desta quinta-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Nesta etapa também estarão disponíveis as reposições residuais de anos anteriores. 

Conforme o órgão, mais de quatro milhões de contribuintes serão contemplados no segundo lote. O crédito total, que tem valor em torno de R$ 6,3 bilhões, deve ser realizado em 30 de junho. 

De acordo com a Receita Federal, cerca de R$ 2,6 bilhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 87.401 contribuintes idosos acima de 80 anos, 675.495 entre 60 e 79 anos, 48.913 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério".

Ainda foram contemplados 2,7 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 19 de março. 

Consulta 

Para consultar a disponibilidade da restituição, o cidadão deve acessar o site da Receita Federal. As informações estarão disponíveis na aba 'Meu Imposto de Renda' e 'Consultar a restituição'. 

No link, há "orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC", diz a Receita.

Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração corrigindo as informações equivocadas.

O pagamento da restituição será realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizadom os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

"Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)", detalha a Receita Federal. 

Os valores não resgatados em até um ano devem ser requeridos no Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Fonte: O TEMPO
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2022 Copyright © 2022 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias