Ouro Preto Integração Social

Seminário debate sobre a defesa e garantia dos direitos dos idosos em Ouro Preto

Por Redação

28/06/2022 às 20:09:37 - Atualizado há
Foto: Neno Vianna

Na tarde do dia 23 de junho, aconteceu a abertura do Seminário: "Defesa e Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa". O encontro promove um debate sobre os espaços já existentes de recriação no Município e as possíveis políticas públicas necessárias na região.

Ouro Preto já possui alguns núcleos que oferecem assistência social e recreativa, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Estes espaços atendem pessoas em situações de vulnerabilidade e realizam um acompanhamento próximo a essa parcela da população. O Município possui também o Lar São Vicente de Paulo, Obra Unida vinculada ao Conselho Central de Ouro Preto da Sociedade de São Vicente de Paulo, que funciona como um local de acolhimento aos idosos.

O objetivo do seminário é discutir a importância da manutenção e da criação de novos núcleos recreativos, onde os idosos consigam participar de uma integração social e ter maior qualidade de vida, com entusiasmo e cuidado. Através destes espaços coletivos é possível estabelecer uma rede de apoio, em que essas pessoas passam a receber uma assistência afetiva, além de realizarem ações proativas que beneficia a saúde desse indivíduo. É muito importante que todos os cidadãos pensem nesses direitos, como direitos de todos, já que a terceira idade chega com o passar do tempo. Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a data foi reconhecida em 2011 pela Organização das Nações Unidas - ONU. É necessária esta discussão para entender qual é o direito de cada um e garantir um envelhecimento saudável e feliz da população.

"Aqui, nós estamos reconhecendo os direitos dos idosos que são direitos fundamentais, assim como as crianças têm direitos, os idosos também têm, isso está muito bem acolhido na constituição e legislação brasileira. Nas políticas públicas, nós temos que fazer com que esses direitos fiquem aclarados e as práticas traduzem realmente aquilo que nós desejamos que é uma atenção integral ao idoso, um apoio ao idoso", declara o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.

Além do prefeito, a bancada do seminário foi composta pela vice-prefeita Regina Braga, pela assistente social do Lar São Vicente de Paulo e Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aline Testasicca, pela secretária Adjunta da Saúde, Isabela Teixeira, pelo diretor da Secretaria de Assistência Social, Luis França, pelo secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, e pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Lucas Pardini. O encontro também contou com a presença do coordenador do Programa de Atendimento ao Idoso que funciona na Câmara Municipal, José Wellington, e parte da comunidade.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias