Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Minas Gerais

UFV se reúne com prefeito eleito de Viçosa para discutir ações de enfrentamento à Covid-19


O reitor Demetrius David da Silva firmou compromisso de manter as ações de combate e a testagem com a próxima gestão municipal, comandada pelo prefeito eleito Raimundo Violeira e o vice Luiz José de Arruda Alves Tilu, do PSD. Reunião do prefeito eleito Raimundo Violeira (PSD) e UFV

UFV/Reprodução

A administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o reitor Demetrius David da Silva realizaram uma reunião para alinhar a continuidade das ações de apoio à Prefeitura de Viçosa durante a pandemia da Covid-19 com o prefeito eleito Raimundo Violeira e o vice Luiz José de Arruda Alves Tilu, ambos do PSD.

A instituição foi uma das primeiras, dentre as universidades federais, a buscar estratégias para enfrentar a pandemia em fevereiro de 2020, antes do primeiro caso da doença ser confirmado no Brasil. A parceria entre UFV e Viçosa, como comentado pelos participantes da reunião, é essencial para o cuidado da população.

Dentre as realizações da UFV, foram lembrados principalmente o serviço Telessaúde Covid, que qualificou o teleatendimento de pessoas com sintomas da Covid-19; a adaptação da Unidade de Atenção Especializada em Saúde para o atendimento de pacientes com suspeita da doença e o credenciamento de seis laboratórios, cinco do campus de Viçosa e um do campus de Rio Paranaíba, para realizar testes de detecção do novo coronavírus.

Os laboratórios já analisaram cerca de 28 mil amostras. Os materiais foram enviados por 128 municípios, o que representa o atendimento gratuito de uma população de aproximadamente 1,7 milhão de habitantes.

Em meio às questões apresentadas pela pandemia, o reitor destacou a importância do trabalho em conjunto para a construção das soluções.

Demetrius pontuou que, neste final de ano, em que o número de casos confirmados da doença está aumentado e o balanço do número de leitos clínicos e de UTI ocupados tem chamado a atenção na região, o diálogo deve ser mantido como estratégia e reforçou o compromisso da Universidade com o município e com os novos gestores.

Dois integrantes da equipe de transição do atual governo de Ângelo Chequer (PSDB) acompanharam a reunião, Júlio César de Abreu Cotta e Sérgio Martins. Além deles, participaram a a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini; o assessor de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques; a chefe da Divisão de Saúde (DSA), Marisa Correia, e o infectologista da DSA, Alex Simiqueli.

Como representantes da Prefeitura Municipal de Viçosa, estiveram a superintendente de Gestão Pública e Governança, Nazildes Gonçalves de Almeida, e o secretário de Saúde, Marcus Antônio Schitini. Ainda compareceram o coordenador das promotorias de Justiça de Viçosa, Luís Cláudio Magalhães; o diretor administrativo do Hospital São João Batista, Sérgio Pinheiro, e a diretora administrativa do Hospital São Sebastião, Ildamara Menezes.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!