Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cultura

Prefeitura de Ouro Preto entrega espaço histórico revitalizado para comunidade de Amarantina

Casa de Pedra será o novo ponto para as ações da comunidade


Foto: Neno Vianna

Totalmente restaurada e revitalizada para dar suporte às ações sociais desenvolvidas no distrito de Amarantina, a tão conhecida Casa de Pedra, Casa Bandeirista ou ainda Casa Setecentista foi entregue à população no dia, 3 de julho, pela Prefeitura de Ouro Preto durante cerimônia realizada no distrito, iniciado com uma missa na igreja de São Gonçalo do Amarante, próximo à referida Casa.

Localizadas em rotas de comércio, áreas de exploração aurífera e de circulação de tropas, as Casas Bandeiristas são edificações construídas em Minas Gerais e São Paulo nos fins do século XVII, na época do desbravamento do sertão mineiro e serviam como pouso temporário e local para troca de insumos.

O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou o que essa ação e espaço irão proporcionar: "O restauro e a revitalização da Casa de Pedra de Amarantina oferecem ao nosso Município um dos mais belos centros culturais de Minas Gerais e do país. A parte nova é palco das mais variadas atividades de educação, cultura, lazer, entretenimento e mobilização social de Amarantina com jovens, adultos e idosos participando das mais diversas iniciativas. Um centro cultural dinâmico, trazendo o artesanato de Amarantina, as tradições do Patrimônio Imaterial como as belíssimas cavalhadas e a história dessa casa pioneira que é um marco na história de Minas Gerais.

Já o chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, falou um pouco sobre a importância histórica da Casa. "Hoje é um dia muito importante para a cultura, o turismo e a comunidade de Amarantina com a entrega e a revitalização da Casa Bandeirista, que teve todo um olhar museológico, uma implantação de um centro de memória na Casa Bandeirista propriamente dita e o mobiliário completo no anexo para que a comunidade possa utilizar. A Casa Bandeirista é muito importante para a história de Minas Gerais, do Brasil e de Ouro Preto porque mostra o início da ocupação do nosso território. Ela também é Patrimônio do Brasil porque é Patrimônio Nacional pelo Iphan. Ganha Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil e Amarantina. Um espaço que será referência para a cultura, o turismo e para a comunidade de Amarantina".

A secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, destacou que "hoje é dia muito especial para o Município de Ouro Preto, sobretudo para a comunidade de Amarantina. Essa casa não será só uma página da história, mas um centro cultural e de vivência para oferecer à comunidade mais possibilidades de inclusão, educação patrimonial, de lazer e de entretenimento. Ficamos muitos felizes nesta data com esta entrega porque a gente trás não só a recuperação de uma Casa Bandeirista para a comunidade de Amarantina, mas também todo o nosso carinho e preocupação com a identidade desse povo querido do distrito de Amarantina.

A vice-prefeita Regina Braga ressaltou que a Casa Bandeirista "é uma joia da nossa cidade entregue para esse estimado distrito" e encerrou manifestando "toda a nossa gratidão, encantamento e agradecimento".

Solange Pereira, diretora da Casa Bandeirista, disse que este "foi um fato importantíssimo para Amarantina. Tivemos um ganho nesse espaço que é o anexo, onde poderão ser realizadas várias atividades sociais. Este é um espaço público, é o nosso espaço. O anexo e a Casa de Pedra é um espaço que pode ser usado para finalidades para engrandecer o nosso distrito. Venham, tragam o seu projeto e execute esse projeto no anexo. Inventem, criem e realizem".

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!