A matrícula deve ser feita até as 23h59 da próxima segunda-feira (18). Veja como fazer. Imagem ilustra consulta de vagas na página do Sisu
John Pacheco/g1
Começou na quarta-feira (13) a pré-matrícula on-line para os aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2022.2, em cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O procedimento deve ser feito até as 23h59 da próxima segunda-feira (18).
Segundo a UFJF, a pré-matrícula on-line, bem como o envio da documentação exigida, são requisitos obrigatórios para o ingresso. Os documentos devem ser encaminhados, remotamente, entre os dias 25 e 28 de julho. O não cumprimento de uma das etapas acarreta na perda da vaga..
A instituição informou que o candidato que enfrentar qualquer dificuldade na realização da pré-matrícula deve enviar e-mail para
[email protected]. Não serão aceitas matrículas após o período estabelecido.
A primeira lista de reclassificação do Sisu 2022.2 está prevista para ser divulgada no dia 10 de agosto.
Lista de Espera
Quem não foi aprovado na chamada regular deve se inscrever na lista de espera até o dia 18 de julho, para manifestar interesse, basta acessar a página do Sisu e se inscrever no próprio portal.
Como enviar a documentação?
Para envio de documentos para a matrícula, o candidato aprovado deve acessar a página do Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.
Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior).
Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar usuário (CPF) e senha.
O candidato deve ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso.
Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e pdf; o limite de tamanho para cada arquivo enviado é de 3MB. Para escanear por meio do celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.
Veja as orientações para envio da documentação.
Cotas socioeconômicas
A UFJF está realizando plantões sociais, na Central de Atendimento (CAT), para sanar as dúvidas sobre o encaminhamento da documentação exigida no ato de matrícula para estudantes aprovados por meio das cotas de renda socioeconômica.
Os plantões serão realizados até 16 de agosto, sempre às segundas e terças-feiras, entre 14h e 18h, direcionados apenas à orientação de cotistas dos grupos A, A1, B e B1, para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Para participar dos plantões sociais, os interessados devem fazer agendamento prévio, por meio de formulário eletrônico.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes