Uma importante ação foi realizada no sábado, 2 de julho, envolvendo jovens interessados em ampliar seus conhecimentos acerca das políticas públicas em nosso Município. O encontro se deu com a participação de vários profissionais que trabalham e buscam essas ações para a juventude visando proporcionar, a esse público, o conhecimento do seu papel dentro da sociedade além de direcioná-los para suas atuações futuras no âmbito social.
Foi realizado o 1º Seminário Municipal de Políticas Públicas para Juventude, no Paço da Misericórdia, por iniciativa e organização do Vereador Matheus Pacheco, com colaboração da Prefeitura e de vários parceiros como a Rede Cidadã, e o Programa Jovem de Ouro 2.0 e outros.
O Seminário objetivou a discussão da situação da juventude e as perspectivas diante das políticas públicas, tanto no Município quanto nas cidades vizinhas, e contou com palestras e debates acerta do tema.
O prefeito Angelo Oswaldo, um dos palestrantes do Seminário, destacou que: "política é muito importante e fora dela só há a nulidade da cidadania. Sem atividade política nós não somos cidadãos e cidadãs e não assumimos as nossas responsabilidades. Este Seminário é muito importante para os jovens entenderem, não apenas na escola ou no Jovem de Ouro, que retornou agora, para encaminharmos a nossa juventude junto à profissionalização do trabalho, mas também para o jovem no dia-a-dia da cidade, como ele vê a cidade, como ele traduz para si esta cidade e o que ele pode oferecer para a cidade." Angelo falou da importância do tema das palestras que possibilitarão o conhecimento e reconhecimento dos nossos espaços, tanto na sede quanto nos distritos.
"Como discutir políticas públicas para a juventude sem que a juventude seja protagonista? Então, estar aqui é esperança, não do verbo esperar mas do verbo esperançar, no sentido de movimento, ou seja, de ir em busca do que é importante para nós." Esta foi a reflexão levantada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha. Ele encerrou sua fala agradecendo a todos os envolvidos e pela oportunidade
Já o vereador e organizador do evento, Matheus Pacheco, falou da sua responsabilidade no que se refere ao tema e das suas expectativas com os debates. "Acredito que tenho a responsabilidade de levar à Câmara um cronograma de ações para a juventude, principalmente para o próximo biênio. Precisamos que este Seminário nos traga um norte. O objetivo é sair daqui com um cronograma de ações, com metas que devem ser cumpridas". Matheus ainda mencionou os diversos eixos a serem discutidos durante todo o dia do Seminário: geração de emprego e renda, oportunidades, educação, participação da mulher nos espaços públicos e nos espaços de poder, diversidade, além da discussão sobre juventude cultura e tradição.
A vice-prefeita Regina Braga falou da importância da leitura em sua vida pública e cumprimentou a todos os envolvidos na realização do Seminário, especialmente ao vereador Matheus Pacheco pela ideia, parabenizando os jovens presentes.
Os temas discutidos durante os estudos foram: "as políticas públicas de geração de emprego para a juventude" (entre o presente e o futuro) e "educação, diversidade e juventude", como direcionamentos das discussões. Além disso, foram realizadas visitas técnicas, dinâmicas e entrega de certificado para os participantes contabilizando cerca de 100 inscritos entre jovens estudantes, movimentos da juventude, profissionais das áreas, religiosos e políticos, a fim ampliar os conhecimentos relacionados à cidadania.
O Seminário contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha, de Educação, Débora Etrusco, de Saúde, Leandro Moreira, do capitão Lourival Christófolo do 52º Batalhão, além de outros parceiros como Ufop, IFMG, o deputado estadual Bernardo Mucida e representantes da Itabirito, Mariana e Conselheiro Lafaiete.