Mais um presente aos 311 anos de Ouro Preto e uma grande conquista no auxílio a saúde pública e bem-estar animal. No sábado, 09 de julho, a Prefeitura realizou a cerimônia de entrega do castramóvel, na praça Tiradentes. A aquisição do veículo veio por emenda parlamentar por intermédio da Ong Aopa (Associação Ouropretana de Proteção Animal)
O Município possui política pública de controle populacional de cães e gatos e realiza castrações gratuitas. Entretanto, como explicam os coordenadores da zoonose, o centro de castração consegue, atualmente, atender a sede de forma eficiente, mas como o território é extenso com 12 distritos, com o castramóvel será possível assistir as demais regiões, que possuem demandas reprimidas.
"Para a saúde isso é de extrema importância para o controle da zoonoses, além de dar acessibilidade a população dos distritos para o cuidado com os animais. Agradeço muito aos que se envolvem com a causa animal", disse o secretário de Saúde, Leandro Moreira, que lembrou também que o Município realiza a microchipagem de animais. A técnica colabora no reconhecimento dos tutores dos animais e no combate ao abandono dos pets.
Os representantes dos protetores independentes e das ongs falaram sobre a importância da aquisição do castramóvel, ressaltando que essa ação é benéfica não somente à saúde pública, mas também ao bem-estar animal, como ressaltou Adriana Santana, representante da Aopa.
A vice-prefeita Regina Braga e o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, falaram que essa luta e construção de parcerias acontece desde que eram vereadores. "Demos um passo enorme no sentido da construção de uma luta e agradeço imensamente os militantes da causa animal", afirma o secretário.
O prefeito Angelo Oswaldo lembrou que o castramóvel é a celebração de uma conquista, ampliando o serviço que a Secretaria de Saúde já presta e os trabalhos das Ongs. "A Prefeitura está em vias de remeter à Câmara um projeto de lei para a criação do conselho municipal de defesa animal, uma política pública para que haja mais clareza nas políticas públicas em relação à causa animal", acrescentou.
Castração
Para ter acesso ao serviço de castração, o cidadão deve entrar no site da Prefeitura, acessar o portal da Unidade de Vigilância em Zoonoses, procurar pelo serviço de castração e preencher a ficha. O setor responsável entrará em contato para informar o dia e horário da castração.
Dhiordan Costa, coordenador do Controle Populacional de Cães e Gatos, explica que, para ser castrado, o animal precisa ter entre 5 meses a 8 anos.
Quando as ações de castração começarem nos distritos, a Prefeitura fará o aviso prévio da ação e um formulário para o preenchimento das vagas será disponibilizado.