A Conmebol recebeu nesta terça-feira os sete campeões da Copa Conmebol em sua sede para debater alguns pedidos realizados por esses clubes, entre eles o reconhecimento da conquista como título da Copa Sul-Americana, conforme apurou a Gazeta Esportiva.
Representantes de Atlético-MG, São Paulo, Santos, Botafogo, Rosário Central, Talleres e Lanús se reuniram com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, para solicitar também que o coeficiente desses títulos, que já possuem mais de dez anos, conte para o ranking anual de clubes da Conmebol.
O ranking anual da Conmebol é utilizado para definir os cabeças de chave das competições organizadas pela entidade, como Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, e posição nos potes dos sorteios desses campeonatos.
A reunião foi realizada no horário do almoço, na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. Todos os representantes dos sete clubes já retornaram para seus respectivos países.
A Copa Conmebol foi disputada entre 1992 e 1999 pelos clubes melhores colocados nos campeonatos nacionais da América do Sul que não garantiram vaga na Libertadores destes anos, mesmo critério classificatório para a Copa Sul-Americana.
O pedido feito pelos sete clubes campeões da Copa Conmebol será submetido à Comissão de Clubes para um parecer, e a decisão final será tomada pelo Conselho da Conmebol.
Veja abaixo os primeiros colocados do ranking de clubes da Conmebol:
A CONMEBOL recebeu oficialmente o pedido dos sete times campeões da Copa CONMEBOL, que desejam a mesma quantidade de pontos no ranking anual de clubes, como campeões da CONMEBOL @SudamericanaBR. pic.twitter.com/3GdVrnCb6N
— CONMEBOL (@CONMEBOLBR) July 19, 2022