Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

BRASIL

Quer trabalhar no Censo 2022? Inscrições para recenseador terminam nesta quarta


As inscrições no processo seletivo do edital mais recente para recenseadores do Censo 2022 terminam nesta quarta-feira (3). São cerca de 15 mil vagas para profissionais em todo o Brasil — 2.276 delas em Minas Gerais. A remuneração varia de acordo com o local em que o recenseador atuará e o resultado do processo, que não inclui prova, será divulgado no dia 15 de agosto.

O salário dos recenseadores do Censo 2022 varia conforme a produção e o local onde ele atuará. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou um simulador para calcular o faturamento semanal e mensal médios em cada região do país. Em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, por exemplo, o profissional pode ganhar de R$ 1.565,04, trabalhando as 25 horas mínimas, a R$ 3.130,08 trabalhando o dobro disso. Não há vagas para Belo Horizonte no edital aberto. 

O recenseador é responsável por conduzir as entrevistas do Censo 2022, percorrendo todas as casas de determinada região e abordando todos os moradores. Os questionários completos de perguntas do Censo já foram disponibilizados pelo IBGE.

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário preencher os formulários do site do IBGE e entregá-los em um dos postos do instituto, listados em um anexo do edital

Minas tem déficit de 11% de recenseadores para o Censo 2022

O Censo 2022 começou oficialmente na segunda-feira (1º) e a fase de entrevistas segue até outubro. Em Minas Gerais, são necessários cerca de 18,9 mil recenseadores, de acordo com o IBGE. Por enquanto, 12.891 foram contratados e 3.945 outros recenseadores estão em treinamento ou têm documentação pendente, por isso 11% das vagas totais ainda precisam ser preenchidas.

É habitual haver falta de recenseadores durante o Censo, mas a escassez neste ano está mais significativa, segundo a chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Minas, Maria Antônia Esteves da Silva. A instituição ainda não tem um diagnóstico do que pode ter acentuado o déficit, porém Esteves levanta algumas hipóteses.

“No treinamento, há um esvaziamento muito grande por conta dos benefícios do governo que as pessoas recebem. Ou as pessoas optaram por trabalhar como MEI”, diz. Nesse cenário, ela avalia que provavelmente haverá novos editais de contratação de recenseadores ao longo do Censo 2022. 

Como reconhecer um recenseador do Censo 2022?

A primeira característica são as roupas e o equipamento usados pelos recenseadores: colete e boné azul-marinho que têm a sigla do IBGE e “Censo 2020”. O ano grafado corresponde à previsão inicial para que a pesquisa fosse realizada. Haverá ainda um crachá com identificação do profissional, com nome completo, número da matrícula no instituto, número da carteira de identidade ou CPF e um QR code.

Para garantir que o recenseador é credenciado, basta escanear com o celular o código ou buscar os dados dele no portal do IBGE. Informações também podem ser conferidas pelo telefone 0800-721-8181. 

Todas as pessoas respondem ao Censo 2022?

Os recenseadores abordarão pessoas de todos os domicílios brasileiros, mas apenas um morador precisa participar da pesquisa. Quem estiver em casa no momento da abordagem pode atender o recenseador e responder as perguntas na mesma hora. A preferência é que os entrevistados sejam maiores de 16 anos, mas é possível que adolescentes a partir dos 12 anos respondam. Cabe ao recenseador avaliar, em casos assim, se a pessoa tem condições de responder todo o questionário.

Os recenseadores que não encontrarem moradores no local precisam realizar pelo menos mais três tentativas, uma delas em um turno diferente das demais. Os profissionais podem abordar os domicílios a qualquer momento do dia e inclusive aos finais de semana. 

O TEMPO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!