A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta quarta-feira (3), um casal acusado de desviar mais de R$ 6 milhões destinados à creche na Rocinha pela qual eram responsáveis.
Alcino Jorge Leal da Silva e Lilia dos Santos de Lima estavam sob investigação da operação de desvios de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A diretora teria gastado R$ 6.217.531,00 em compras que não foram destinadas para a creche. Entre 2018 e 2021, ela teria utilizado o dinheiro dos fundos em viagens e para compra de cigarros, remédios para controle de colesterol, bebidas alcoólicas e composto natural para aumento de libido.
Lilia aparece como a principal beneficiária do recebimento de recursos por transferência bancária. Chamada de "Operação Desfralde", a investigação começou em 2021, depois de obter informações repassadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
O casal será indiciado por crimes de peculato e estelionato, podendo pegar até 18 anos de reclusão.
(Com informações do Extra)