O deputado federal André Janones (Avante-MG) visitou o vereador e candidato a deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (4). Mais tarde, por volta das 15h, Janones tem encontro marcado na capital paulista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT, com quem decidirá os rumos da candidatura pelo Avante à Presidência da República.
Há pouco mais de uma semana, Janones acenou para Lula sobre a possibilidade de desistir de disputar com ele o Palácio do Planalto para apoiá-lo em 2 de outubro, primeiro turno das eleições federais, desde que a campanha do PT se comprometa com determinadas propostas consideradas indispensáveis pelo parlamentar mineiro.
Janones compartilha com Suplicy a proposta da renda básica cidadã, que era anunciada como carro-chefe da sua candidatura ao Palácio do Planalto, mas não indicou se essa será uma das sugestões que serão feitas à campanha de Lula.
"Se ao final da minha vida pública, eu tiver 10% da historia de vida desse homem em defesa dos mais pobres, minha jornada terá valido a pena! Extremamente feliz e emocionado com esse encontro!", escreveu Janones nas redes sociais nesta quinta-feira, com fotos ao lado do ex-senador Suplicy. Veja abaixo a publicação:
Se ao final da minha vida pública, eu tiver 10% da historia de vida desse homem em defesa dos mais pobres, minha jornada terá valido a pena!
— André Janones (@AndreJanonesAdv) August 4, 2022
Extremamente feliz e emocionado com esse encontro! @esuplicy pic.twitter.com/uXqrv4BmTK
Quase uma hora antes, Suplicy também publicou sobre o encontro com Janones e uma foto. "Converso agora com o deputado André Janones sobre a importância do projeto da Renda Básica de Cidadania que irá garantir maior dignidade a todas e todos". Veja abaixo a publicação de Suplicy:
Converso agora com o deputado @AndreJanonesAdv sobre a importância do projeto da Renda Básica de Cidadania que irá garantir maior dignidade a todas e todos. #RendaBásicaJá pic.twitter.com/jGn36aHxnP
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) August 4, 2022
Conforme Janones informou na última sexta-feira (29), há pontos considerados cruciais e que ele não admite flexibilização: pagamento permanente do Auxílio Brasil de R$ 600 mensais, inclusão de todos que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e pagamento em dobro para mães solo.
Se Lula aceitar e se comprometer com essas propostas, Janones desistirá. "Caso ele assuma esses compromissos, não só com a nossa candidatura, mas com todo o país, publicamente, mostrando inclusive a viabilidade de implementá-los, aí sim passamos a discutir de forma imediata a retirada da candidatura presidencial até aqui lançada. Enquanto isso, a gente segue fazendo a campanha absolutamente normal."
A candidatura de Janones para concorrer ao Executivo federal foi oficializada pelo Avante em 23 de julho, ainda sem candidato à vice-presidência. O prazo para registro da chapa com presidente e vice vai até 15 de agosto.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.