Geral BRASIL

Senacon notifica laticínios sobre uso de soro lácteo para produzir bebidas

Por Redação

05/08/2022 às 15:35:09 - Atualizado há

Oito marcas de fabricação e distribuição de laticínios vão ter de prestar esclarecimentos à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pelo uso de soro de leite - líquido retirado no processo de fabricação de queijos - para produzir bebidas lácteas.

As notificações foram enviadas pelo órgão, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que também está investigando a composição do leite comercializado atualmente e o aumento nos preços dos produtos.

Nos últimos 12 meses, segundo o IBGE, os gastos da população com leite aumentaram 29,28%. As empresas que receberam os comunicados são a Danone, Italac, Lactalis, Laticínios Bela Vista, Porto Alegre, Nestlé, Quatá e Vigor. Conforme a Senacon, a partir das notificações o Ministério também investiga se os consumidores estão tendo informações claras sobre a composição dos produtos, valores nutricionais e conteúdo dos rótulos.

"Tudo isso para que o cliente, no ato da compra, não confunda leite com bebida láctea, que é um produto mais barato", explica a secretaria. O pedido foi embasado após reportagens indicarem uma dificuldades dos consumidores para dissociar leite de bebidas lácteas.

As empresas têm 10 dias para se justificar à Senacon. Caso tenham que responder a processo administrativo, podem ter de pagar multas de até R$13 milhões em caso de condenação.


Posicionamento da Vigor

A Vigor informa que não recebeu notificação oficial da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) e que não tem ciência do teor dos questionamentos em questão. A empresa reforça que preza pela qualidade dos produtos oferecidos aos seus consumidores, pela conformidade com a legislação vigente e pela transparência de suas práticas comerciais. A Vigor está à disposição do órgão para quaisquer esclarecimentos.

Fonte: O TEMPO
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias