Geral BRASIL

Entenda a reduflação, que diminui embalagens de produtos, mas mantém preço alto

Por Redação

12/08/2022 às 07:39:11 - Atualizado há

Nas idas ao supermercado você certamente já se deparou com produtos que passaram por uma redução no tamanho ou no volume das embalagens. Este processo é chamado de reduflação, e utilizado em momentos de grande pressão sobre preços no mercado para manter o consumo das famílias.

Atualmente, a situação é observada em estabelecimentos de varejo do Brasil, como mostrado por O TEMPO. Administrador do site de pesquisas Mercado Mineiro, Feliciano Abreu explica que o fato tem tido cada vez mais espaços nas gôndolas dos supermercados.

“São vários itens. Sabão em pó que passa de 1,8 kg para 1,6 kg, biscoitos que as embalagens vêm com cada vez mais ar. E quando o consumidor observa, ele está comprando cada vez menos”, afirma.

Outro exemplo são os salgadinhos. “As embalagens historicamente estão só reduzindo de tamanho, e o preço continua o mesmo”, comenta Feliciano. Para o administrador, a população deve retomar o velho hábito de fazer as contas na hora das compras.

“Aquele produto que às vezes você compra duas, três unidades achando que está pagando só uma, às vezes uma unidade acaba saindo mais barato que os três, mas a pessoa acaba atraída pelo poder da propaganda”, exemplifica Feliciano.

Ele lembra que as latas de cerveja e refrigerante têm variado os volumes, desde as mini latinhas até os chamados mega latões, mas em alguns casos sem grandes variações de preços. “Tem que anotar, colocar na ponta do lápis e ver o que mais compensa e se enquadra na realidade”, complementa.

Fonte: O TEMPO
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias