Geral BRASIL

Passagem de ciclone extratropical no Sul provocou morte de mais de 600 pinguins

Por Redação

13/08/2022 às 09:24:59 - Atualizado há

Órgão que especializado no atendimento veterinário a animais marinhos, o Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS) divulgou que a passagem do ciclone extratropical em Santa Catarina provocou a morte de 596 pinguins no litoral do Estado desde terça-feira (9). De acordo com o site G1, de terça até sexta-feira (12), foram encontrados 622 animais marinhos à beira da praia, sendo apenas 24 sobreviventes. Além dos pinguins, gaivotas, fragatas e tartarugas também foram espécies afetadas. A maior parte foi encontrada na ilha de Santa Catarina.

Na verdade, a temporada 2022 de pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), em Florianópolis, já começou com um dado alarmante: desde o primeiro registro de avistamento destes animais, em 29 de maio, até meados de julho, a Associação R3 Animal, organização dedicada ao atendimento de animais silvestres, já havia monitorado o aparecimento de 309 aves da espécie, dos quais apenas cinco sobreviveram após resgate. Grande parte das mortes é associada à intervenção humana, mas, nesta semana, o fator climático também corroborou com o quadro.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) apontou que o ciclone causou rajadas de vento de mais de 100 km/h em algumas regiões catarinenses na quarta-feira (11).

Fonte: O TEMPO
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias