Ouro Preto Emprego

Ouro Preto registra mais de 1.000 empregos criados nos últimos seis meses

Por Redação

17/08/2022 às 08:54:05 - Atualizado há

Desde a sua criação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia tem buscado alternativas para diversificar a economia de Ouro Preto para além da mineração e do turismo. Muitas ações vêm sendo desenvolvidas, como o PADE, inciativas no campo da inovação, reformulação do CONDES, dentre outras.

Um dos departamentos da Secretaria é o de Estudos Econômicos, que já divulgou diversos estudos e um deles trata exatamente sobre esse crescimento no número de empregos gerados nos últimos seis meses no município. De acordo com os dados do estudo, coletados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, 353 vagas de emprego foram criadas em junho em Ouro Preto, com um total de 1.048 postos de trabalho no primeiro semestre do ano na cidade.

Este dado revelou que os primeiros seis meses de 2022 são melhores em comparação ao mesmo período de 2021, no qual houve a perda de 360 postos de trabalho. Além disso, o estudo realizado pela Secretaria traz informações sobre o saldo de empregos gerados (empregados e demitidos), estoque de trabalho (cadastros ativos) e também sobre os rendimentos médios para o Município de Ouro Preto.

Em relação ao saldo de trabalho estudado, Ouro Preto se destaca como a única cidade da região a possuir seis meses de saldo positivo de empregos, entre janeiro de 2022 a junho de 2022. Já o estoque de trabalho, no período entre janeiro de 2020 e maio de 2022, Ouro Preto teve fortes oscilações, com leve crescimento do terceiro trimestre de 2021 até maio de 2022.

O estudo revelou ainda, que há diferença de rendimentos médio recebido por homens e mulheres com a mesma escolaridade. Os dados mostram que para todos os níveis de escolaridade, homens têm rendimento médio superior ao das mulheres, exceto para 2021 e 2022 no nível de escolaridade mestrado, e 2021 para o nível doutorado, que apresentou rendimento médio superior feminino ao das pessoas do sexo masculino.

Uma das conclusões desse estudo mostra que há uma dinamização e diversificação dos empregos em Ouro Preto, ainda que exista disparidades de renda, muito por diferenças de raça e gênero. Fábio Rocha, assessor de Estudos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ressalta a importância de trazer a público tais dados e informações. "Bom, a razão é simples. Olhar para a realidade, especialmente a ouro-pretana, a partir dos dados, é sempre um bom ponto de partida, porque os dados refletem com algum grau de precisão tudo aquilo que vem sendo feito na cidade, especialmente no tocante ao mercado de trabalho. Então, quando a gente traz um estudo sobre o mercado de trabalho, o que nós estamos tentando fazer, na verdade, é diagnosticar as potencialidades e lacunas que o mercado de trabalho ouro-pretano enfrenta e precisa de alguma atenção da administração pública em especial".

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, entende esses dados como um importante passo rumo à diversificação da economia de Ouro Preto. "Estamos com muitas ações para fomentar o emprego e renda para toda a população ouro-pretana. Esse crescimento na empregabilidade nesses últimos seis meses demonstra que o trabalho que está sendo feito pela Prefeitura de Ouro Preto e pela nossa Secretaria vem dando resultados. Ainda há muito a ser feito, mas temos certeza que, junto aos nossos parceiros e com as iniciativas que já estamos sendo aplicadas, vamos conseguir mudar, para melhor, o cenário da cidade".

Para ler o estudo completo, acesse:

https://ouropreto.mg.gov.br/static/arquivos/menus_areas/relatorio_trabalho.pdf?

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira