O América visita o Athletico-PR neste domingo (21/8), às 18h, na Arena da Baixada, em duelo pela Série A que reúne dois recém-eliminados na Copa do Brasil. O meio de semana foi marcante para ambas as equipes: o Furacão perdeu em casa para o Flamengo, por 1 a 0, enquanto o Coelho empatou por 2 a 2 no Independência e caiu diante do São Paulo. Sendo assim, o confronto em Curitiba, pela 23ª rodada do Brasileirão, é bastante valioso para as equipes.
Depois da desclassificação no torneio de mata-mata, os dois clubes voltam as suas atenções para a competição de pontos corridos, na qual fazem boas campanhas.
O América é o oitavo colocado, com 30 pontos, e não ganhará posições na rodada, visto que está cinco pontos atrás do Atlético, o sétimo. O objetivo do Coelho é dar continuidade à série de vitórias no Brasileirão. A equipe de Vagner Mancini venceu os últimos quatro jogos, deu um salto na classificação e quer se consolidar na parte de cima da tabela.
Já o Athletico-PR é um dos melhores times da competição e luta por uma vaga no G4. Com 37 pontos, o Furacão está em quinto e pode ir até à vice-liderança do Brasileirão, em caso de vitória e tropeço dos rivais - Flamengo, Corinthians e Fluminense. Porém, a última lembrança do time de Felipão no Campeonato Brasileiro não é boa: foi goleado por 5 a 0 pelo Flamengo.
Bons números do América
O América entrará em campo pelo Brasileirão menos de 72 horas depois de enfrentar o São Paulo. E o desgaste foi enorme na última quinta-feira (18/8), uma vez que o Tricolor abriu 2 a 0 e o Coelho teve que se impor na segunda etapa para tentar uma virada. A pressão não resultou na classificação, mas o empate por 2 a 2 pela Copa do Brasil manteve a série de partidas invictas.
A última derrota do time de Vagner Mancini foi em 28 de julho, há quase um mês, no jogo de ida frente ao São Paulo (1 a 0). Depois disso, o América venceu Atlético-GO (1 a 0), Avaí (3 a 1), Juventude (1 a 0) e Santos (1 a 0).
O bom momento americano no Brasileirão passa pelas quatro vitórias consecutivas - recorde do clube no torneio na era dos pontos corridos - e também pela melhoria no desempenho recente como visitante.
Nesta série positiva, o América derrotou Atlético-GO e Juventude longe de casa. Antes disso, o clube só havia vencido uma vez em oito jogos como visitante.
Outro dado que chama a atenção do América é que a equipe não foi vazada em três dos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro. Este bom desempenho colocou o Coelho como uma das melhores defesas do torneio: é o sexto time que menos sofreu gols (23).
O desgaste acarreta um rodízio no América
O Coelho vive um ótimo momento no Brasileirão e pode se aproximar do G6 do Campeonato Brasileiro, porém o desgaste acarreta um rodízio na equipe. Vagner Mancini confirmou, logo após o confronto com o São Paulo, que fará mudanças e citou Éder e Juninho como possíveis ausências.
"O Juninho e o Éder são dois atletas que dificilmente tiveram folga neste ano, porque eles suportam fisicamente. Mas eu vejo hoje, após um jogo extremamente desgastante, difícil que eu mantenha esse mesmo time", afirmou.
Mesmo assim, o América entrará em campo com peças importantes frente ao Athletico-PR. Enquanto os titulares Éder e Juninho devem ficar fora do time titular, a tendência é que o técnico do América possa contar com os reforços estrangeiros como opção no banco de reserva pela primeira vez.
O América fez uma postagem com imagens dos jogadores em Curitiba, e o meia-atacante argentino Emmanuel Martínez estava entre os atletas.
Embora o atacante uruguaio Gonzalo Mastriani não apareça nas fotos, é provável que também fique como opção no banco.
Entretanto,
como explicado por Mancini, ambos não devem ganhar muitos minutos em campo, se estrearem, devido às questões físicas. Já o meia argentino Martín Benítez retorna frente ao Athletico-PR, visto que já havia atuado na Copa do Brasil pelo Grêmio e apenas acompanhou a eliminação dos seus companheiros contra o São Paulo. Sendo assim, os únicos desfalques do América são os zagueiros Conti, lesionado, e Luan Patrick, suspenso.
O Athletico-PR também terá mudanças
Também eliminado da Copa do Brasil, o Athletico-PR não vem de um bom resultado no Campeonato Brasileiro: foi goleado por 5 a 0 no domingo (14/8) pelo Flamengo, equipe que também desclassificou o Furacão do torneio de mata-mata com uma vitória por 1 a 0 na quarta-feira (17/8). O desempenho na última semana foi ruim, porém não representa a temporada feita pelo Furacão. A equipe comandada por Felipão está na quinta colocação do Brasileirão, na semifinal da Copa Libertadores e com bons triunfos, como a vitória sobre o Atlético, no Mineirão, por 3 a 2, há duas semanas. Antes dos tropeços frente ao Flamengo, a equipe estava em uma série de cinco jogos invictos. Até por este bom desempenho nas competições, vale destacar que o Athletico-PR está desgastado, mas terá uma semana livre para descansar depois do duelo contra o América, algo que não acontecia desde o início de junho. Portanto, depois de mais de dois meses, o Furacão não precisa priorizar nenhuma competição e poderá colocar os seus melhores jogadores disponíveis neste domingo (21/8). Com todos os principais jogadores à disposição e com o retorno de Vitor Roque e Alex Santana, atletas que não podiam atuar pelo Furacão na Copa do Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari deve mudar o esquema tático: deixar a formação com três zagueiros de lado e retornar com o tradicional 4-3-3. Sendo assim, o trio de ataque tende a ser formado por Cannobio, Cuello e Vitor Roque ou Pablo - os dois últimos disputam a vaga de referência do Athletico-PR.
A outra dúvida é no meio-campo, pois Fernandinho pode ser poupado por desgaste físico, possibilitando o retorno de Alex Santana ao time titular.
ATLHETICO-PR X AMÉRICA
Athletico-PR
Bento, Khelven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner Vinícius; Hugo Moura, Alex Santana (Fernandinho) e David Terans; Cannobio, Vitor Roque (Pablo) e Cuello.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
América
Matheus Cavichioli; Patric (Raúl Cáceres), Ricardo Silva (Éder), Iago Maidana e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Alê (Juninho) e Benítez; Everaldo, Pedrinho (Felipe Azevedo) e Henrique Almeida.
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: jogo da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data e horário: domingo, 21 de agosto, às 18h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA/DF)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)