A Nissan vai lançar em 2023, na América do Sul, a tecnologia e-power, que permite que veículos elétricos ganhem maior autonomia ao terem baterias que podem ser carregadas também por meio do uso de combustíveis. Dessa forma, o motorista não ficará dependente somente dos carregadores de eletricidade.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (23), em São Paulo, onde acontece o evento Nissan Innovation Week. Ainda não foi anunciado qual será o primeiro país sul-americano a receber a tecnologia nem qual será o veículo com a inovação.
A tecnologia e-power da Nissan já é uma realidade no Japão e na China. O primeiro veículo da montadora a ser lançado com essa combinação entre gasolina e motor elétrico foi o Note, sucesso de vendas em território japonês.
Embora use combustão, um carro com e-power não pode ser enquadrado como híbrido (veículo que agrega dois motores, um elétrico e outro a combustão que atuam de forma combinada). Nesse caso da tecnologia da Nissan, toda tração do veículo é movida por energia elétrica. O combustível serve apenas para gerar eletricidade quando necessário.
De acordo com Ricardo Abe, gerente sênior de engenharia de produto da Nissan América do Sul, a montadora japonesa trabalha a adaptação de produtos conforme a realidade local. E o Brasil sai na frente quando há um planejamento para a combinação de biocombustível com a meta de eletrificação de veículos.
Por isso, os estudos regionais se concentram em aliar eletrificação com combustível produzido da cana de açúcar. "O Brasil tem a vantagem sobre a tecnologia do etanol, que já está presente em postos de combustíveis de todo o país", disse o gerente.
Para ele, é possível oferecer ao país um veículo 100% elétrico combinado ao etanol, com uma pequena emissão de CO2, absorvido pelo plantio da cana de açúcar. A intenção é aliar baixo custo com alta eficiência, segundo ele.
Abe anunciou também a chegada ao Brasil, no primeiro semestre de 2023, do Novo Sentra, que terá um sistema Intelligent Driving, que oferece maior segurança aos motoristas com câmeras e sensores 360 graus para emitir alertas sempre que houver aproximação de outros veículos.
Chris Reed, vice-presidente regional sênior de pesquisa e desenvolvimento da Nissan Américas, afirmou que a montadora trabalha para ter zero emissão de CO2 e zero fatalidades num breve futuro. Por isso, toda pesquisa é voltada para o desenvolvimento de soluções para produtos ainda mais sustentáveis e para maior segurança do cliente.
A meta da empresa é ter 50% da produção de carros eletrificados até 2030. Mais de US$ 17 bilhões estão sendo investidos para isso.
A expectativa é, em breve, conseguir desenvolver baterias de materias sólidos, que poderão oferecer o dobro da potência em uma menor dimensão, reduzindo custos. "Não podemos mais pensar somente em carros, mas em todo ecossistema", afirmou.