Em boa fase, o América tenta ampliar sua sequência de seis jogos sem perder neste sábado (3), às 20h30, contra o Coritiba, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O palco do duelo será o Independência, em Belo Horizonte, ponto que poderá favorecer o Coelho, visto que o Coxa-Branca faz a pior campanha como visitante da competição.
Em 11 jogos que disputou longe de seus domínios, o Coritiba não venceu nenhum. São nove derrotas e dois empates, um total de 6% de aproveitamento. Além disso, os paranaenses têm a defesa mais vazada fora de casa da Série A, com 27 gols sofridos - média de 2,45 por partida.
Enquanto isso, o América tem o 10º melhor retrospecto dentro de casa no torneio, com seis vitórias, três empates e três derrotas em 12 jogos - 58% de aproveitamento. Nas últimas três partidas como mandante, o time comandado por Vagner Mancini venceu dois duelos e empatou um, o clássico contra o Atlético.
Não à toa, atualmente, as pretensões de América e Coritiba na Série A são diferentes. Enquanto o Coelho, 9º colocado com 32 pontos, almeja se aproximar do grupo de classificação à Copa Libertadores, o Coxa, em 16º lugar com 25 pontos, tenta se distanciar do Z4.
Luta pelo topo
O América iniciou a Série A com um objetivo principal: permanecer na elite nacional. Contudo, ao passar da competição, o Coelho se deu ao luxo de sonhar com uma possível classificação à Copa Libertadores, feito conquistado pela primeira vez na história do clube em 2021.
"O sonho é o G6. Nós temos que falar sobre isso. Não posso tirar os sonhos das pessoas. Todos nós aqui sabemos que é possível, porque o América não está vencendo jogos e somando pontos com atuações ruins, muito pelo contrário. A cada jogo, o América se mostra mais consistente, e por isso a gente se dá o direito de sonhar", disse Vagner Mancini.
A atual temporada alviverde se assemelha com a passada. Em 2021, o Coelho iniciou mal o Brasileiro, sob o comando do técnico Lisca, e lutou contra a zona de rebaixamento. Porém, com Mancini e, posteriormente, Marquinhos Santos de técnico, o time melhorou, se distanciou do Z4 e chegou a se classificar para a Copa Libertadores.
Em 2022, o América também iniciou a Série A na parte de baixo da tabela. A direção alviverde demitiu Marquinhos e garantiu o retorno de Vagner Mancini. Novamente com o técnico, o Coelho subiu de produção e, atualmente, luta por nova vaga na próxima Libertadores.