Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Professora Ana Beatriz de Oliveira é nomeada nova reitora da UFSCar


Docente de fisioterapia vai exercer o cargo pelos próximos quatro anos. A professora do curso de fisioterapia Ana Beatriz de Oliveira é a nova reitora da UFSCar

LAbI/Reprodução

A professora do curso de fisioterapia Ana Beatriz de Oliveira é a nova reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela foi nomeada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pra exercer o cargo com duração de quatro anos.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15).

Ana Beatriz era a segunda colocada da lista tríplice enviada ao governo federal, da chapa 'Juntos pela UFSCar', vencedora da eleição.

O período de votação foi de 3 a 5 de agosto do ano passado. Uma das chapas que perdeu a eleição entrou na justiça para que novas eleições fossem realizadas, mas perdeu de forma liminar. O processo ainda corre na Justiça.

A posse será feita pelo Ministério da Educação de forma virtual. A data ainda não foi divulgada.

A UFSCar tem campi em São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri (Lagoa do Sino).

Perfil

Graduada (2003) e Doutora (2008) em fisioterapia pela UFSCar, com aprimoramento em Saúde e Segurança Ocupacional pelo Instituto Sueco de Vida no Trabalho (Arbetslivsinstitutet), Ana Beatriz de Olveira é professora do Departamento de Fisioterapia da UFSCar desde 2009 (sendo hoje Professora Associada II) e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar desde 2011.

Atua na área de fisioterapia preventiva/ergonomia e estudo do movimento. Publicou 67 artigos científicos e quatro capítulos de livros. Coordena o grupo de pesquisa Cinesiologia Clínica e Ocupacional desde 2011.

Foi chefe (2011-2012) e vice-chefe (2013, 2020) do Departamento de Fisioterapia da UFSCar, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCar (2014-2018), Vice-Coordenadora Pró-Tempore do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar (2019) e participou como membro titular de diversos conselhos superiores da UFSCar desde 2011.

Anulação do 1º Colégio Eleitoral

A 2ª Vara Federal de São Carlos havia suspendido temporariamente, por meio de uma liminar, a lista tríplice elaborada para a escolha do novo reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), adiando a nomeação de uma nova gestão para os 4 campi da universidade.

A decisão foi tomada em ação ajuizada pelos docentes Fernando Manuel Araújo Moreira e Fernanda de Freitas Anibal que compunham a chapa 1, batizada como "Por uma UFSCar Notável" e que foi a menos votada, com 9,37% dos votos.

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) São Carlos

Fabio Rodrigues/G1

Eles pediram que fosse determinada a nulidade da lista tríplices com reitor e vice-reitor, confeccionadas pelo Colégio Eleitoral da UFSCar em 1º de setembro de 2020 e que fossem compostas nova lista.

A UFSCar divulgou, no início de setembro o resultado da pesquisa eleitoral (como é chamada a eleição) para a reitoria, na qual foi escolhida com 66,66% dos votos, a chapa 2 – representada pelo docente do departamento de Física, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, e chamada por "Juntos pela UFSCar".

De acordo com o regulamento, essa eleição não decide quem será o reitor da universidade e, após a homologação do resultado, o colégio eleitoral da UFSCar deve elaborar a lista tríplice para ser apresentada ao presidente da República para que decida quem será o novo reitor.

Tradicionalmente, na UFSCar, as chapas perdedoras na pesquisa eleitoral não apresentam seus nomes - embora tenham esse direito - para a formação da lista, que acaba sendo compostas apenas por nomes dos membros da chapa vencedora, como forma de garantir que a vontade da comunidade universitária seja respeitada.

Outro ponto abordado na decisão é que no pleito deste ano não foi respeitado o peso de 70% para a manifestação do pessoal docente em relação às demais categorias e a votação foi paritária, atribuindo peso igual para docentes, discentes e servidores técnicos-administrativos.

VÍDEOS DO BOM DIA CIDADE DESTA SEXTA:

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!