Objetivo é facilitar aquisição do material para as unidades de saúde de Manaus, que enfrenta o caos no sistema de saúde devido ao recorde de internações de Covid e à falta de oxigênio. Crise em Manaus: Governo pede ajuda aos EUA para transporte de cilindros de oxigênio
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, á fará uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (15) para zerar o imposto de importação de cilindros para armazenamento de oxigênio devido ao colapso do sistema de saúde de Manaus.
A reunião foi solicitada pelo secretário especial de Comércio Exterior, Roberto Fendt, e pelo secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.
Com o recorde de internações por Covid, unidades de saúde ficaram sem oxigênio. O estado está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados — nesta quinta, o governo estadual informou que 235 pacientes com Covid-19 começaram a ser transferidos.
Além disso, os cemitérios estão lotados — ampliaram o horário de funcionamento e instalaram câmaras frigoríficas. Para tentar frear a expansão do vírus, o governo estadual decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus.
O imposto de importação de cilindros de oxigênio ficou zerado até dezembro de 2020 como medida para ajudar ao combate da pandemia da Covid-19.
No entanto, o Ministério da Saúde não solicitou a renovação da medida e o imposto do cilindro usado para armazenar oxigênio subiu dias antes do colapso no sistema de saúde pública de Manaus.