Geral BRASIL

Com 9% de umidade e incêndios, Brasília decreta alerta vermelho e GO emergência

Por Redação

05/09/2022 às 10:23:31 - Atualizado há

Brasília chegou a 121 dias sem chuva nesta segunda-feira (5), sem previsão de fim da estiagem nesta semana, em que a capital deve ter mais de 500 mil pessoas nas ruas no 7 de Setembro.

Sábado (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 9% de umidade relativa do ar, o que levou a Defesa Civil a emitir “Alerta Vermelho” para o Distrito Federal. Segundo os meteorologistas, a umidade do ar pode cair ainda mais, com temperatura acima dos 30ºC nas horas mais quentes dos dias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, como índice ideal, 60%.

O “Alerta Vermelho” representa “grande perigo”, conforme a escala da Defesa Civil – idosos e crianças são os mais atingidos com os problemas de saúde provocados pela baixa umidade e o calor.

Confira os níveis de alerta conforme a umidade relativa do ar:

O Inmet e a Defesa Civil usam três alertas para os níveis de umidade, sendo o vermelho o mais grave deles:

- Alerta amarelo (potencial perigo): umidade entre 30% e 20% por cinco dias seguidos

- Alerta laranja (perigo): umidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos

- Alerta vermelho (grande perigo): umidade abaixo de 12% por 2 dias seguidos

Oito cidade de Goiás estão em estado de emergência por causa de incêndios

Também no Centro-Oeste, o estado onde está inserido o quadrilátero do Distrito Federal, Goiás tem oito municípios em “estado de emergência” por causa de incêndios florestais.

As cidades são: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Guarani de Goiás, Nova Roma, São Domingos, São João D'Aliança e Teresina de Goiás. Metade fica na região da Chapada dos Veadeiros, que concentra a maior reserva de cerrado nativo do mundo.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação nas regiões norte e nordeste atingidas por incêndios florestais. Com isso, o Corpo de Bombeiros pode pedir recursos para o combate ao fogo de forma mais rápida e eficaz.

A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” de sexta-feira (2). Com isso, o estado de Goiás pode pedir recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de de infraestrutura destruída ou danificada.

Fogo já atingiu 154 hectares do Parque Estadual Terra Ronca

Famoso por estalactites, o Parque Estadual Terra Ronca sofre com um incêndio de grandes proporções que segue sem controle. Até domingo ele havia consumido 154 hectares de cerrado.

O Corpo de Bombeiros de Goiás mantém mais de 30 militares na região. Brigadistas e voluntários também participam do combate ao fogo. As chamas começaram no começo da tarde de sábado (3) e atingiram as cidades de São Domingos e Guarani de Goiás, no nordeste goiano.

O parque foi criado em 1989, com 57 mil hectares de área, com o maior complexo de cavernas da América Latina. São quase 300 atrações. Além das cavernas há grutas, fauna e flora típicas desse tipo de ambiente e espécies do cerrado ameaçadas de extinção.

A Caverna Terra Ronca, uma das mais visitadas, é formada por rochas e tem grandes salões adornados com estalactites e estalagmites, flores de cálcio, pérolas de calcário, travertinos, entre outras formações rochosas.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O TEMPO
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira