Governador esteve no município na tarde desta sexta-feira (15) e também se reuniu com prefeitos da região. Romeu Zema e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão
Gil Leonardi/Imprensa MG
O governador Romeu Zema (Novo) acompanhou, na tarde desta sexta-feira (15), a distribuição de seringas para a vacinação da Covid-19 em Juiz de Fora. Foram entregues 294 mil para a Regional de Saúde do município. Durante visita à cidade, o político também se reuniu com prefeitos da região.
Na manhã desta sexta-feira, Zema esteve em Barbacena e entregou 170.500 seringas na cidade e ressaltou que Minas Gerais está estruturada para vacinar os mineiros.
Encontro com prefeitos
Em Juiz de Fora, Zema se reuniu com cerca de 30 prefeitos e representantes municipais da região da Zona da Mata para um almoço. Na ocasião, o governador apresentou as ações realizadas pelo Governo Estadual para o combate à pandemia e os próximos passos para a vacinação.
O político também conversou com os prefeitos recém-eleitos e reeleitos sobre projetos e iniciativas, além de ouvir as principais demandas e solicitações.
Entregas
Romeu Zema em Juiz de Fora durante entrevista coletiva em Juiz de Fora
Marcus Pena/G1
Durante visita na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, Zema entregou 294 mil seringas agulhadas. A prefeita da cidade, Margarida Salomão (PT), também esteve presente na distribuição.
Segundo o Estado, o material será dividido para 37 municípios de jurisdição, o que corresponde a 670 mil pessoas atingidas.
"Desde o início da pandemia temos tentado planejar com a maior antecedência possível todos os fatos. A aquisição das seringas e agulhas demonstra isso claramente. Ninguém estava pensando neste insumo e já em setembro e outubro do ano passado já estávamos adquirindo este material. Ele chegou há algum tempo e já está sendo distribuído", afirmou o governador.
Em pronunciamento à imprensa no local, o governador informou que Minas Gerais vai disponibilizar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas para crianças do Amazonas.
A princípio, Minas Gerais vai receber 65 crianças do Estado, que passa por um colapso na rede de saúde por causa da pandemia da Covid-19. Ainda não foi informado, no entanto, para quais cidades os pacientes serão levados.
Ainda durante a entrevista coletiva, Zema explicou que "talvez depois de amanhã, estaremos recebendo os pacientes infantis em Minas Gerais para que o Estado do Amazonas tenha um certo alívio na sobrecarga deste momento. É hora de nos unirmos esforços".
Ao todo, o Governo de Minas adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas. Deste total, 21 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede Frios da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte, que iniciou a distribuição por todo o Estado.
Além das seringas, o Estado comprou 617 câmaras refrigeradas para o armazenamento das vacinas.