O ex-jogador de futebol, que participou da vitória da Seleção Brasileira em 1994, Raí declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato ao Palácio do Planalto pelo PT, e fez um apelo pelo voto útil para a vitória do petista em 2 de outubro, primeiro turno das eleições gerais, em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (13).
"Voto em Lula porque amo a vida, porque respeito a vida, porque respeito todas as cores. Voto em Lula porque sou anti-racista e antifascista, porque respeito as mulheres, porque respeito as diferenças, porque quero um país mais justo. Porque preservar a natureza é preservar a vida e a vida dos índios [sic], nossos povos originários, porque sou contra as armas e persigo a paz, porque quero mais livros, mais flores, mais amores", diz Raí no início do vídeo.
O campeão do mundo e ídolo no PSG, onde atualmente joga Neymar, em seguida pede o voto útil para que Lula ganhe no primeiro turno.
"Voto em Lula para ganharmos todos no primeiro turno. Primeiro turno para que o mundo não tenha dúvida de quem realmente somos. Voto em Lula porque acredito na democracia, não na tortura, moral que seja."
Chamando atenção dos outros dois presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes, do PDT, e a senadora Simone Tebet, do MDB, Raí apela aos dois colaboração com a campanha de Lula.
"Ciro, Tebet, vem com a gente, sem medo de ser feliz, vem colaborar, vem reconstruir do lado certo e na hora certa. Ninguém solta a mão de ninguém. Depois a gente apara as arestas, antes que não sobrem arestas para aparar."
"Voto em Lula porque Lula é gente e ainda aprende. Eu voto em Lula convicto. Se você não pensa como eu, vote em Lula por um país mais humano, por mais democracia, por paz", finalizou o ex-jogador.
O engajamento de Raí tem como referência maior o irmão dele, também jogador de futebol, Sócrates, que era líder da Democracia Corinthiana (movimento que possibilitou aos atletas participação ativa nas decisões técnicas e políticas do clube) e jogou como titular na Seleção nas Copas do Mundo de 1982 e 1986.
Também conhecido como Doutor Sócrates pela formação em medicina, o irmão de Raí ficou famoso também pelos posicionamentos políticos, contra a ditadura militar e em defesa de causas sociais. Sócrates faleceu em dezembro de 2011, aos 57 anos.
O ex-presidente Lula já reagiu e compartilhou o vídeo de Raí no Twitter. "Agradeço as palavras e a confiança do Raí. O Brasil precisa estar no time da democracia", escreveu. Veja abaixo:
Agradeço as palavras e a confiança do @rai10oficial. O Brasil precisa estar no time da democracia. https://t.co/0rAMPZ8bAQ
— Lula 13 (@LulaOficial) September 13, 2022
Além do ex-jogador de futebol Raí, artistas como Anitta, Vanessa da Mata, Pablo Vittar, Manu Gavassi e as influenciadoras Bianca Andrade, a Boca Rosa, e Juliette, ex-BBB, também já declararam voto em Lula.
Há também entre a classe artística manifestações de voto no presidente Jair Bolsonaro (PL), principal adversário do petista, como os cantores Latino, Sérgio Reis e Gusttavo Lima.
De acordo com a pesquisa IPEC mais recente, divulgada na noite da segunda-feira (12), Lula está com 46% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro. Abaixo de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7% e Simone Tebet com 4%.
Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Antes, tinha 44%. Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual.
A sondagem IPEC ouviu 2.512 pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro em 158 municípios, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01390/2022.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.