O Dia Nacional do Rádio é lembrado anualmente em alusão à data de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no país. Médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, chamada posteriormente de Rádio MEC após ser doada, em 1936, ao Ministério da Educação.
A partir de hoje (25), o EBC Rádios traz uma nova experiência de consumo de áudio na internet. Com visual mais leve, navegação intuitiva e novas funcionalidades, o site destaca os conteúdos de áudio das Rádios MEC e Nacional como protagonistas da página. O objetivo é oferecer uma plataforma mais moderna, na qual o público pode escutar os conteúdos on demand.
No embalo das celebrações, também serão anunciadas as 100 músicas selecionadas pelo júri das rádios após o período de inscrição na edição de 2022 do Festival de Música. As obras escolhidas já começam a tocar na programação das emissoras MEC e Nacional.
Nesta etapa, os ouvintes poderão votar, até o dia 10 de outubro, por categoria, na sua música preferida no site do Festival de Música. A mais votada será classificada para a fase semifinal.
É a primeira vez que o Festival une a Rádio MEC e Rádio Nacional, duas tradicionais emissoras públicas geridas pela EBC. O objetivo é descobrir novos talentos musicais e estimular o lançamento de projetos inéditos.
Confira o cronograma do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil
25/09 – Divulgação das músicas classificadas
25/09 a 10/10 – Período de veiculação das músicas classificadas
25/09 a 10/10 – Votação popular para definir semifinalistas nas emissoras
11/10 – Divulgação das músicas semifinalistas
11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas
11/10 a 04/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria
05/11 – Divulgação das músicas finalistas
05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
06/12 – Divulgação dos vencedores