Artistas estrangeiros de renome mundial enviaram vídeos manifestando apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, que foram exibidos na "Super Live Brasil da Esperança", evento com diversos artistas, influenciadores, intelectuais e aliados políticos do petista, em São Paulo, nesta segunda-feira (26).
"Estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado, em especial quando lutamos contra as mudanças climáticas. E o que acontece em cada país em algum sentido afeta a todos. Então há uma implicação global na eleição brasileira que eu peço que vocês considerem. O que acontecer na floresta tropical e com os indígenas que lá vivem irá afetar todo mundo pelo próximo milênio", afirmou Mark Ruffalo, ator que interpreta, entre outros, o Hulk, personagem dos quadrinhos e filmes da Marvel.
"Hoje, o líder que está melhor posicionado na missão de proteger a floresta é Lula. Então estou humildemente pedindo que considerem isso para meus filhos, seus filhos e as futuras gerações quando você for votar.
É simples assim, desejo o bem para vocês, independentemente da sua posição política, e envio amor e respeito daqui dos Estados Unidos", acrescentou o ator norte-americano. Ruffalo já foi alvo de chacota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais quando criticou o governante brasileiro pelas políticas ambientais.
Outro artista que declarou apoio a Lula foi o vocalista da banda de rock Pink Floyd, Roger Waters. "Lula é candidato à Presidência e ele deve ter nosso apoio porque ele já esteve nesta posição, é verdadeiro e confiável para as pessoas do Brasil."
Em seguida foi a vez de ser exibido o vídeo de Danny Glover, ator e diretor de diversos filmes de Hollywood, entre os quais o clássico "Os caça-fantasmas". O apoio de Glover ao petista vem desde o acampamento "Lula Livre", em Curitiba, quando o ex-presidente ficou preso na sede da Polícia Federal e foi visitado pelo ator.
"Eleger Lula em 2022 beneficiará a proteção e preservação da Amazônia e das pessoas que vivem lá, bem como beneficiará a luta global pela proteção do clima e os meios de subsistência da classe trabalhadora brasileira. O governo Lula vai trabalhar para parar mortes de indígenas todos os anos, que acontecem muitas vezes em conexão com operações de mineração e extração de madeira", afirmou Glover.
"E vai trabalhar com afro-brasileiros para derrotar o racismo, acabando com o assassinato de jovens negros, ampliando a participação afro-brasileira na governança, e melhorar sua qualidade de vida. O presidente Bolsonaro prometeu não respeitar a eleição se derrotado nas urnas. Mas Lula garantiu que vai manter a democracia do Brasil e assinou uma carta pública declarando a importância das instituições democráticas brasileiras", concluiu.
Entre as celebridades que vão marcar presença na "Super Live Brasil da Esperança", nome da coligação de 10 partidos que apoiam a chapa Lula-Alckmin, estão os cantores João Gomes, pernambucano e representante do piseiro, Caetano Veloso, Chico Buarque, Valesca Popozuda, Anitta, Ludmilla, Pablo Vittar e Daniela Mercury. Outros artistas, entre os quais Emicida, Chico César e Arnaldo Antunes, enviaram vídeos de suporte à candidatura petista.
Há também as presenças de atores e atrizes globais, influenciadores digitais, apresentadores e youtubers, como o global Paulo Vieira, Maria Bopp (a "blogueirinha do fim do mundo"), a indígena e ativista Txai Suruí, Carol Rocha ("Tchulim") e Ivan Baron ("Influenciador da Inclusão"). Dentre os intelectuais, estavam no evento o escritor Itamar Vieira Jr., a filósofa Djamila Ribeiro, o escritor e advogado Silvio Almeida, e as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.