Ministro da Saúde prevê início na quarta-feira (20) às 10h. Governadores não veem motivo para esperar, sendo que as doses devem chegar ao estado ainda nesta segunda (18). Governadores de diferentes estados trabalharam até tarde da noite deste domingo (17) para convencer o ministro Eduardo Pazuello e sua equipe a antecipar a data nacional de vacinação para esta terça-feira (19).
O Ministério da Saúde inicia nesta segunda o processo de distribuição das quase 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac, para todos os estados e o Distrito Federal. O uso emergencial do imunizante, assim como o da vacina de Oxford, foi aprovado neste domingo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A informação sobre a antecipação da vacinação foi confirmada ao blog nesta segunda pelo governador do Piauí, Wellington Dias. Segundo ele, o pedido para antecipar a vacinação é o "ponto principal" do encontro do Fórum dos Governadores do Brasil com o Ministro da Saúde, nesta manhã, em Guarulhos, que marca o envio aos estados os primeiros lotes da vacina CoronaVac.
“Não é razoável ficar para quarta-feira se chegam vacinas nos estados a partir de hoje [terça-feira] e se é possível chegar em todos os estados [capitais] nos voos que saem agora pela manhã de Guarulhos. Um dia nacional de vacinação na situação do Brasil faz muita diferença. Serão muitas vidas salvas”, afirma Dias.
Pazuello anunciou a data nacional de vacinação para quarta-feira (20) às 10 horas.
VÍDEOS: veja comentários de Andréia Sadi