Buscando atender os interesses da população dos distritos de Ouro Preto, a Prefeitura debateu melhorias para Antônio Pereira com representantes da mineradora Vale em reunião que marcou a apresentação das ações indicadas pelo Comitê do Plano de Compensação da Barragem do Doutor.
As propostas apresentadas abordam diversas áreas e foram elaboradas em 71 reuniões com representantes da comunidade, nas quais foram levantadas 265 sugestões que resultaram em 30 projetos prioritários. Os primeiros trabalhos a serem realizados abrangem os campos da Educação, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Turismo, Cultura, Meio Ambiente, Assistência Social, Segurança Pública e Saúde.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou a importância da iniciativa: "Os projetos estão em consonância com a comunidade de Antônio Pereira e com o programa de administração municipal para o distrito. Há uma sintonia muito grande, há também a participação do vereador Vander Leitoa que faz a interlocução entre o legislativo e a comunidade. A Prefeitura acompanhou todo o processo de perto, por meio do secretário Zaqueu Astoni, e estamos em condições de sermos parceiros e vamos cooperar na implantação de todos os 30 projetos prioritários".
A expectativa é de que as iniciativas reivindicadas pela população possam amenizar os impactos causados pela Barragem do Doutor, em Antônio Pereira, e que possam, também, melhorar a qualidade de vida dos moradores do distrito.
Atualmente, a Barragem do Doutor está em fase de descomissionamento.