Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Cade aprova compra de portfólio de medicamentos da Takeda pela Hypera


Conselho de defesa da concorrência determinou que Hypera deve vender Xantinon, marca de medicamento indicado para tratamento do fígado. Desinvestimento já foi analisado e aprovado. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (20), por unanimidade, a compra de portfólio de medicamentos da Takeda pela Hypera.

A lista de produtos vendidos para a Hypera é formada por: Eparema, Nenê-Dent, Albocresil, Venalot, Nebacetin, Neosaldina, Ad-Til, Alektos, Nesina, Dramin e Xantinon.

Segundo a Hypera, com a compra do portfólio por US$ 825 milhões (cerca de R$ 4 bilhões), a farmacêutica se torna líder em medicamentos que não precisam de prescrição médica, com participação de 20% no mercado.

Em sessão extraordinária realizada por videoconferência, o Cade avaliou que a aquisição não provocará problemas concorrenciais no Brasil. Para isso, no entanto, as farmacêuticas devem fazer uma operação de desinvestimento (ou seja, vender a um terceiro) dos medicamentos Xantinon e Xantinon Complex, indicados para tratamento do fígado e metabolismo de gordura.

Para cumprir a exigência, a Hypera vendeu o Xantinon para a União Química ainda no ano passado, operação que já foi analisada pelo Cade e aprovada de forma definitiva em novembro de 2020, sem possibilidade de recursos.

Com a condição cumprida, nesta quarta, os conselheiros do Cade aprovaram que a Hypera assuma o portfólio de medicamentos da Takeda.

Relatora do processo no Cade, a conselheira Paula Farani de Azevedo votou pela aprovação da venda. Segundo ela, a venda do Xantinon permite que a União Química tenha condições de concorrer com a Hypera no mercado de remédios para distúrbios do fígado.

“O negócio desinvestido confere ao concorrente da indústria farmacêutica condições de impor rivalidade efetiva”, afirmou a relatora. Os outros quatro conselheiros acompanharam a relatora, de modo que a decisão foi unânime.

Para concluir a operação, a Hypera comprará a totalidade das ações de uma nova empresa a ser incorporada no Brasil, e que deterá as linhas dos produtos que antes pertenciam à Takeda.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!