O calendário das competições continentais já foi divulgado pela Conmebol, mas as datas podem sofrer alterações. O sorteio da fase de grupos deve ocorrer em
22 de março, enquanto a possível estreia do Coelho está marcada para
5 de abril.
A expectativa do América era comemorar uma vaga na Copa Libertadores. Para isso, o time dependia apenas de uma vitória sobre o Atlético-GO,
mas ficou no empate em 1 a 1 nesse domingo (13/11), no Independência, e terminou a 38ª rodada do Brasileiro em 10º lugar, com 53 pontos.
Além do Coelho, garantiram vaga na fase de grupos da Sul-Americana os seguintes times brasileiros: São Paulo (9º colocado, com 54 pontos), Botafogo (11º, com 53), Santos (12º, com 47), Goiás (13º, com 46) e Red Bull Bragantino (14º, com 44).
São mais de 35 times já classificados para a competição. Seis vagas ainda estão em aberto: quatro times da Colômbia e duas equipes do Paraguai. A tabela anual da temporada de cada país definirá quem conseguirá a classificação.
Todos os clubes buscam a premiação milionária. Em 2022, o campeão Independiente del Valle-EQU arrecadou R$ 42 milhões por toda a trajetória, enquanto o São Paulo, vice-campeão, ficou com R$ 26 milhões.
Confira a lista dos times classificados à Sul-Americana de 2023
ARGENTINAGimnasia-LP, Defensa y Justicia, Tigre, Newell's Old Boys, Estudiantes-LP e San Lorenzo
BOLÍVIAOriente Petrolero, Guabirá, Atlético Palmaflor e Blooming
BRASILSão Paulo, América, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino
CHILEPalestino, Cobresal, Universidad Católica e Audax Italiano
EQUADORLDU, Emelec, Deportivo Cuenca e Delfín
PARAGUAIGuaraní e Sportivo Ameliano
PERUUniversitario, César Vallejo, Cienciano e Binacional
URUGUAIRiver Plate-URU, Peñarol, Defensor e Danubio
VENEZUELAEstudiantes de Mérida, Deportivo Táchira, Caracas e Puerto Cabello