Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Secretaria da Educação de SP emite nova nota para recomendar uso de máscara em escolas após aumento de casos de Covid


Estado de São Paulo voltou a registrar mais de 300 novas internações por dia de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 pela primeira vez desde 27 de julho deste ano; escolas particulares da capital também passaram a emitir novos comunicados sobre uso de máscara. Máscaras acre, pandemia acre. covid acre

Iryá Rodrigues/g1

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo emitiu uma nova nota recomendando a utilização de máscaras em ambientes fechados nas escolas devido ao aumento dos casos de Covid-19 no mês de novembro.

Na terça-feira (15), o estado de São Paulo voltou a registrar mais de 300 novas internações por dia de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 pela primeira vez desde 27 de julho deste ano, sendo a média mais alta em quatro meses.

"Devido ao aumento dos casos de Covid-19, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) recomenda a utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, como ambientes fechados, transporte público e locais com grande concentração de pessoas, de acordo com o decreto estadual nº 66.575/2022.

Todas as escolas da rede seguem os protocolos sanitários, como higienização constante das mãos, higienização e ventilação dos ambientes, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes. Se houver caso de estudante ou professor suspeito (2 ou mais sintomas) ou confirmado para Covid-19, este deve permanecer em isolamento por 5 dias, conforme orientação médica", diz a nota.

LEIA TAMBÉM:

Estado de SP volta a registrar mais de 300 internações por dia por Covid pela 1ª vez desde julho

BQ.1: como se proteger de nova onda da covid com avanço da variante

Apenas 5,5% das crianças de 3 a 4 anos tomaram duas doses da vacina, diz Fiocruz

Ainda conforme a pasta, que as unidades escolares estão sendo orientadas para que, na ocorrência de casos, sejam notificados à Vigilância Sanitária do município. As escolas também devem seguir orientações específicas da Vigilância.

Escolas particulares da capital

O uso de máscara também voltou a ser recomendado em escolas particulares na capital paulista. O Colégio Santa Cruz, da zona Oeste da capital paulista, informou ao g1 que a recomendação foi feita após considerar o número elevado de casos de Covid-19 entre alunos e educadores nas últimas semanas.

Ainda conforme a instituição, as medidas de segurança comunicadas em 9 de novembro também foram novamente emitidas.

A escola particular Bakhita, em Perdizes, na Zona Oeste da capital, foi uma das que optou por continuar exigindo o uso do item de proteção. Em comunicado enviado aos pais, a escola determinou o uso de máscara em ambiente fechado a partir desta sexta-feira (18).

O Colégio Augusto Laranja também confirmou à reportagem do g1 que recomendou novamente o uso de máscara nos ambientes fechados como medida de prevenção.

Universidades estaduais

O uso de máscaras voltou a ser obrigatório em todos os ambientes fechados da Unesp e da Universidade de São Paulo.

Segundo a USP, a decisão da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, divulgada nesta sexta-feira (11), foi tomada em função do aumento no número de pessoas com sintomas gripais e diagnósticos positivos entre a comunidade universitária nas últimas semanas.

Jovem de máscara em frente à placa de entrada no campus da USP na Zona Oeste de SP

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Nos dez primeiros dias de novembro, foram registrados 255 casos na USP. Em todo o mês de outubro, esse número foi de 98. Com isso, a medida começou na quarta-feira (16).

Já a Unesp voltou a obrigatoriedade na quinta-feira (17). A universidade afirmou que a medida ocorreu após aumento de internações em enfermarias na capital e no interior por Covid-19, além da detecção no último dia 12 de novembro da variante BQ.1 no interior de SP.

Ainda conforme a instituição, a Unesp segue com a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, norma adotada no início de 2022 e que ainda vale para toda a comunidade universitária.

Governo de SP descarta retomar obrigatoriedade do uso da máscara e diz que 5ª dose da vacina depende do Ministério da Saúde

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!