Moradores da cidade paraibana de Santa Helena, no Alto Sertão da Paraíba, foram surpreendidos, na noite da última sexta-feira (18), com uma “nuvem” de insetos. Imagens que circulam pelas redes sociais, mostram a dimensão da invasão.
Moradores da cidade paraibana de Santa Helena, no Alto Sertão da Paraíba, foram surpreendidos, na noite da última sexta-feira (18), com uma “nuvem” de insetos. Imagens que circulam pelas redes sociais, mostram a dimensão da invasão. pic.twitter.com/RtYn22CH8A
— O Tempo (@otempo) November 23, 2022
Em entrevista ao g1 da região, o prefeito da cidade, João Cleber, contou que a “nuvem” de insetos durou cerca de três horas e parou a cidade.
“O comércio e a unidade de saúde fecharam
Todo mundo se isolou em casa com as luzes apagadas”, narrou.
Segundo pesquisadores da região, os insetos que invadiram a cidade são uma espécie de psilídeos e se assemelham a pequenas cigarras. Contudo, não são da mesma família.
O fenômeno da “nuvem” de insetos tem relação com o aumento de temperatura e volume de chuvas na Paraíba.
“Essa explosão populacional pode ter sido ocasionada pela mudança repentina do comportamento climático da região, fazendo os ovos eclodirem desenfreadamente, impedindo que seus predadores naturais (insetos maiores que vivem no mesmo ambiente) pudessem controlar o crescimento populacional, causando um desequilíbrio”, explicou o biólogo paraibano Gean Ferreira, morador da cidade de Santa Helena, ao g1.
O TEMPO