O jogador chegou ao Coelho em julho de 2021 e logo se tornou titular. Na temporada passada, ele disputou 24 jogos e contribuiu com a campanha no Campeonato Brasileiro que levou o time à Copa Libertadores pela primeira vez em sua história. Em 2022, Patric começou a temporada como titular, mas perdeu a vaga para Raúl Cáceres ao longo do ano. Foram 50 jogos, um gol e quatro assistências. Ele foi o vice-líder do time neste quesito, ao lado do armador Alê, e atrás do volante Juninho, que deu sete passes. A ideia da diretoria americana é apostar na juventude para suprir a saída de Patric. O lateral-direito Arthur, de 19 anos, deverá ganhar oportunidades com a comissão técnica em 2023. Raúl Cáceres, por sua vez, ainda não teve a situação definida pelo clube. O paraguaio também tem vínculo até 31 de dezembro.
Outros jogadores que não ficarão no Coelho na próxima temporada são o goleiro Airton, o zagueiro Luan Patrick e o meio-campista Juninho Valoura. Assista, abaixo, o vídeo de despedida de Patric. Nele, o lateral agradece a todos do América, ressalta a união do grupo e os feitos atingidos pelo clube.
Patric se despede do América
"Difícil, mas a vida é muito rápida. Lembro quando recebi o convite de vir para o América, e o time era o 18º colocado do Campeonato Brasileiro, e eu não tive dúvida. Eu sabia que ali encontraria uma família. Juntos chegamos à Pré-Libertadores. Mas quando cheguei, falei que o América iria para a Sul-Americana, e muitos me chamaram de louco. Eu tive uma visão dos céus, e fomos surpreendidos com uma Pré-Libertadores. Tenho certeza que meu nome ficará na história. Feliz, honrado por vestir a camisa do América 75 vezes, respeitando clube, torcedores, companheiros e os funcionários. Hoje me despeço pois sei que deixei tudo que poderia deixar. Tinha algo a mais? Tinha, mas sei que todo ciclo se encerra. Mas sou grato e saio de cabeça erguida. Mais uma vez, no Brasileiro de 2022, levamos o América a uma competição internacional, chegamos nas quartas da Copa do Brasil. No mineiro, poderíamos ter ido mais longe, mas sei que tudo é um aprendizado. Obrigado América, aqui fica mais um torcedor americano. E lembrando, nunca perdi, simplesmente aprendi. Gratidão, América. Muito obrigado, Jesus, pela oportunidade de viver dias incríveis com essa camisa. Torcedores, direção, comissão ,atletas e colaboradores, gratidão pela convivência saudável e pelo ambiente de crescimento e evolução constante! Criamos uma família.
Seguimos com a certeza de ter honrado este clube com toda a entrega, respeito, profissionalismo e por contribuir na sua mudança de patamar durante os dois últimos anos! Um grande abraço do Patricão!!! (legenda da publicação nas redes sociais)."