Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

BRASIL

Energia: 85% das pessoas reduz uso de energia para diminuir conta de luz


O valor da conta de luz pesa no bolso do brasileiro. Conforme pesquisa da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), 85% dos entrevistados disseram que houve economia de energia para diminuir o preço cobrado e 72% deixaram de fazer compras para pagar as tarifas. Empresas que atuam na geração de energia limpa e oferecem assinaturas ao grande público prometem reduções no valor da conta de luz que pode chegar a 15%.

"O estudo demonstra claramente o desejo de o consumidor brasileiro de ter liberdade pra escolher o seu fornecedor. No mercar livre [de energia], a dinâmica de contratação é diferente, são contratos de menor prazo, de tal forma que quatro anos, no máximo dez anos, a produção volta a competir e é possível, inclusive, contratar com energia nova, com preço inferior”, argumenta o presidente da entidade.

Para 67% da população, a fatura de energia é um dos maiores gastos mensais. A pesquisa aponta ainda 44% deixou de pagar o débito em 2021. Há 102 empresas cadastradas na Abraceel, que podem fornecer serviço para casas ou pequenos negócios e abater o valor pago pela energia. O Brasil tem um dos maiores mercados de energia do mundo, com 75 milhões de consumidores residenciais e, só em 2021, um consumo de 2 mil KWh per capita, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Economia é chamariz, mas sustentabilidade mantém clientes

Apesar de grande parte dos clientes começarem a se interessar por geração distribuída de energia pela economia possibilitada pelo setor, a sustentabilidade é o que fideliza o público, argumenta o presidente da Metha Energia, Fábio Teixeira.

“Estamos no mercado há cinco anos. Quando começamos, o discurso era muito sobre descontos. Hoje, é energia limpa e mais barata. Mudamos porque acreditávamos na premissa, mas eu tinha medo de o consumidor não se importar. Feliz, desde 2021, todos os meses os clientes disseram que energia limpa é mais importante que a queda no preço”, comemora.

“Igual o brasileiro recicla o lixo, faz a sua parte, o uso de energia limpa é algo que está no horizonte. Trazemos opção para o consumidor, pequeno negócio, o que é muito significativo. Hoje, posso dizer que a sustentabilidade é o primeiro fator decisório. O desconto é o chamariz, mas responsabilidade é o que mantém”, completa.

Subsídios

Os consumidores brasileiros já pagaram, este ano, R$ 25,8 bilhões em subsídios embutidos nos impostos da conta de energia elétrica. O montante equivale a 12,59% da tarifa média paga pelas residências no país. Na Geração Distribuída, valor chega a R$ 2,2 bilhões, que incluem os sistemas de micro e minigeração de energia, aquela energia produzida pelos próprios consumidores, em sua maioria a partir de painéis solares.

O TEMPO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!