Geral Educação

Andifes diz que ministro da Casa Civil sinalizou com 'luz no fim do túnel' para crise do orçamento no MEC

Por Redação

07/12/2022 às 21:01:08 - Atualizado há
Saída apontada por Ciro Nogueira seria usar decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que libera crédito extraordinário ao governo para cobrir o pagamento de benefícios e outros gastos. Presidente e vice da Andifes com o ministro Ciro Nogueira (ao centro)

Divulgação

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirma que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, sinalizou com a possibilidade de encontrar uma saída para atenuar a crise do orçamento das universidades federais. O contingenciamento no Ministério da Educação chega a R$ 1,435 bilhão.

O presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reitor Evandro Soares (UFMT), estiveram com o ministro para discutir o bloqueio de verbas que trava o funcionamento de universidades e institutos federais neste fim de governo Bolsonaro.

Entenda por que está faltando dinheiro no final do governo Bolsonaro

Capes diz não ter como pagar mais de 200 mil bolsas de mestrado e doutorado

MEC diz que não conseguirá pagar os 14 mil residentes médicos em dezembro

"Ciro Nogueira destacou que surgiu “uma luz no fim do túnel”, com a possibilidade de obtenção de recursos após uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) na tarde desta quarta-feira (7), autorizando a abertura de crédito extraordinário ao governo para cobrir o pagamento do Benefício de Prestação Continuada, do seguro-desemprego e de despesas judiciais, entre outros gastos", informou a Andifes em nota.

O g1 entrou em contato com o ministério e aguarda posicionamento sobre como o governo prevê solucionar a falta de verba para universidades e institutos federais de educação.

TCU permite que governo abra crédito extraordinário quando houver risco de interrupção do pagamento de despesas previdenciárias

Ainda de acordo com relato do presidente da Andifes, o ministro disse que ainda não há definição de quanto de crédito extraordinário será aberto e quais pagamentos serão realizados com este crédito, mas que está sensível à situação das universidades.

“Foi mencionada pelo ministro Ciro Nogueira também a possibilidade de recursos para as universidades, ainda este ano, dentro do orçamento da chamada PEC da Transição”, afirmou Ricardo Marcelo.

MEC diz que não vai conseguir pagar 14 mil médicos e bolsistas após bloqueios
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira