Geral BRASIL

Safra de grãos em Minas deve ter aumento de 10%, conforme Faemg

Por Redação

10/12/2022 às 06:21:14 - Atualizado há

A safra de grãos de 2022/2023 em Minas Gerais deve ter aumento de 10% na comparação com o período anterior e está estimada em 18,5 milhões de toneladas. A informação é do gerente de agronegócios do sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faemg), Caio Coimbra. No Brasil, há expectativa de alta de 15% no período, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimentos (Conab) divulgado na quinta-feira (8).

As principais culturas de grãos mineiras são de milho e soja, que representam 89% da área plantada. “Temos um aumento de área plantada de 4%, de 4 milhões para 4,2 milhões de toneladas, e a produtividade deve aumentar 5,7%. A soja em grãos está a R$ 162 reais, o milho, em torno de R$ 73 saca de 60 Kg. Esses preços aumentaram devido à pandemia, demanda externa, mas o lucro não deve ser tão maior, por causa da alta de custos para o produtor”, explica.

Tensões no mercado internacional, tanto pela guerra na Ucrânia quanto por incerteza no mercado da China, que afeta o mundo, são, em parte, responsáveis pelas flutuações.

Em Minas, a próxima safra deve ser mais previsível por conta de condições climáticas estáveis neste ano. “O clima deve ser o histórico, e 93% da produção de minas depende da chuva. Com a previsibilidade, podemos ter aumento de produção”, completa.

No Brasil

A safra brasileira de grãos para 2022/2023 deve ser de 312,2 milhões de toneladas, 40,8 milhões de toneladas ou 15% maior do que a anterior, relativa a 2021/2022. As informações são do levantamento divulgado pela Conab.

Com a conclusão do plantio das culturas de primeira safra em dezembro, as atenções se voltam para a evolução das lavouras e os efeitos do comportamento climático, que deverá definir a produtividade. Com relação à estimativa anterior, anunciada em novembro, quando foram projetadas 313 milhões de toneladas de grãos, os dados mostram um ajuste no volume total em função da menor produtividade do milho e redução na área de arroz.

Ainda assim, com a área total de plantio estimada em 77 milhões de hectares, a agricultura brasileira mantém a tendência de crescimento observada nos últimos anos, também com previsão de recorde, segundo a Conab. O resultado representa um crescimento de 3,3% ou de 2,49 mil hectares sobre a área da safra 2021/22. Nas pesquisas realizadas para esse levantamento, a evolução do plantio das culturas de primeira safra apresenta um leve atraso.

Segundo a Conab, houve uma cautela natural dos produtores em um cenário climático que apresenta excesso de chuvas e baixas temperaturas, sobretudo em parte dos estados das regiões Sul e Sudeste. Há, ainda, as restrições hídricas e baixa umidade do solo na Região Centro-Oeste e no Matopiba (região produtora que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Fonte: O TEMPO
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira